domingo, 22 de setembro de 2019

ESTOU SÓBRIO





Pessoal, antes de explicar o título do post, afirmo que não mudo uma vírgula do que falei sobre a equipe Ferrari.

Continuo a enxergar problemas na equipe, e o mais grave de tudo é que agora parece que eles tem um carro competitivo. Não dá para a gente afirmar isso com muita certeza, já que essa pista não permite ultrapassagens. Mas pelo desempenho nos treinos de classificação, mostra que o motor é forte e que aconteceram mudanças significativas no comportamento do carro.

Saíram com uma dobradinha numa pista que teoricamente não era favorável ao carro.

Não acho que a equipe errou na estratégia, como também não favoreceu Vettel.

Antes da parada a prioridade deles era o Leclerc que liderava a prova. Eles não iriam priorizar um carro que estava em terceiro. Não tem cabimento falar uma coisa dessa.

O que aconteceu foi que as "circunstâncias da corrida" e a excelente volta à pista do Vettel após o pit stop, o levaram a liderança.

Durante a transmissão da Globo, o Luciano Burti fez uma excelente observação:

Ele disse, ainda no começo da prova, que a única chance do Hamilton seria se ele parasse antes do Leclerc. Eu concordo plenamente com isso.

Esse foi o erro da Mercedes.

Eles deveriam ter parado o Hamilton, na volta seguinte à parada do Vettel.

Assim Hamilton, voltaria à pista com pneus novos e com chances de assumir a ponta na hora do pit stop do Leclerc.

Parando na mesma hora ou depois, isso seria impossível.

Depois da corrida terminada, você pode achar que a Ferrari errou com Leclerc, mas no momento da corrida fizeram a coisa certa chamando primeiro o carro que estava em terceiro. 

Da mesma forma que a Mercedes marcava o Leclerc, a Ferrari estava preocupada com o movimento do Hamilton. Como falei, foram as "circunstâncias da corrida" e a excelente volta do Vettel que o colocaram na liderança.

Apesar da vitória, ainda acho mal negócio o Vettel continuar na equipe em 2020.

Ele atravessa uma fase ruim que ninguém sabe o por quê. Aposto que nem ele sabe o motivo.

É indiscutivelmente, um tremendo piloto, mas vem cometendo erros infantis com um desempenho pra lá de ruim.

Comparo ele a um grande ator, que acaba sendo destruído pelo abuso da bebida.

Quando está sóbrio é um magnífico ator Shakespiriano, mas quando bebe acaba na sarjeta.

No sábado fez uma tremenda volta no Q3, parecia que a pole estava garantida, mas em seguida toma duas cachaças e bate no muro na primeira curva...

Hoje esteve perfeito, foi duro com o Lewis no começo, e venceu a corrida porque estava "sóbrio".

Mas quem garante que amanhã ele não volte a beber !

E isso traz mais um problema para dentro time

Até agora a relação dos dois pilotos não foi pior porque fica fácil para o Leclerc "empurrar" um bêbado na ladeira ....

Mas com o Vettel "sóbrio" a coisa muda de figura ...

Bater num bêbado caído na sarjeta com a autoestima lá no chão, é diferente de você bater num homem que está de pé !

Um Vettel "sóbrio" não vai aceitar "desaforos" de um "moleque" ...

Aquelas humilhações via rádio que o Vettel "aceitou" sem reclamar, foram porque a sua estima estava baixa...

Não estou fazendo aqui comparações entre eles, dizendo que um é melhor piloto que o outro...

O ponto que eu quero chegar é o seguinte:

Com o fraco desempenho do Vettel, ficou fácil para o Leclerc se impor no time. Até ontem a Ferrari só tinha um piloto...

Não tenho dúvida que o time todo está "fechado" com o Leclerc, ele é no momento o  número 1 da Ferrari, mas com uma possível redenção do Seb, isso pode gerar mais problemas para a equipe gerenciar.

Agora que o Seb venceu uma corrida, e recuperou a autoestima (?), não vai querer mais "ficar no banco" 

Ainda mais agora que ele viu que o titular do time é o Leclerc

Da mesma forma, Leclerc, que já "sentou no trono", não vai querer " abdicar da majestade "!

Essas reclamações via rádio durante a corrida de hoje, são só o começo ...

Outro agravante,

a entrada do Leclerc no time não foi uma entrada "normal"...

ele chegou passando "rasteira em todo mundo"... e "metendo o pé na porta"

Acompanho a F1 há muitos anos e nunca vi coisa parecida. E digo isso, não como um elogio ao Leclerc...

Semana retrasada já tivemos problemas em Monza... 

Hoje ...mais reclamações.

Em Monza teve "perdão"...e agora como é que fica ?

Como falei, o ambiente lá dentro não é bom.

Uma hora a coisa toda vai explodir !

Não vou fazer comparações com a McLaren em 2007, acho cedo demais para isso,

Mas duas coisas lembram 2007 :

Leclerc já é o protegido do chefão ...

como também o vejo fazendo coisas que Alonso fez...

Aquilo nos treinos em Monza, foi o mesmo que aconteceu nos treinos da Hungria em 2007 

quando ...

 "...o espanhol retardou propositalmente sua permanência nos boxes para impedir que Hamilton tentasse mais uma volta rápida. "