quarta-feira, 25 de setembro de 2019

FUTURO DIRÁ


Confiança abalada, destruído emocionalmente, vai conseguir reerguer-se ?





Amigos, apesar das três vitórias seguidas, ficou com um pé atrás em relação ao desempenho do time. Acho cedo demais para comemorar vitória.

Você não pode fazer  "analise de balcão de padaria" porque aí quebra a cara.

Cadê aquele pessoal que falou que a Red Bull iria disputar o "título" com a Mercedes ?

Duas ou três vitórias não significam que o time já é campeão. É preciso constância e principalmente corrigir os erros.

Você não pode "varrer a sujeira para debaixo do tapete", só porque venceu uma corrida ...

É preciso reconhecer os problemas e enfrentá-los  com antecedência.

O maior problema que eu vejo na equipe, não é uma "possível" rivalidade entre seus pilotos, isso a gente ainda vai ter que esperar para ver.

Vettel é uma pessoa destruída psicologicamente.

"Ninguém precisa ensiná-lo a pilotar"  (frase do Binotto).

O problema é recuperá-lo emocionalmente. Olhem para a foto acima e isso fica evidente.

Ninguém garante que ele vai superar isso. Teremos que aguardar até o final do ano.



"Problema não é a rivalidade Vettel x Leclerc ..."

...o problema maior é numa eventual rivalidade de Binotto x Leclerc ...



Esse problema entre os pilotos fica em segundo plano, porque vai depender da reação do Vettel.

O principal problema do time é outro.

O que eu percebo de mais grave é o choque entre Leclerc X Binotto.

Mattia Binotto foi criado na Ferrari. É um Ferrarista. Em primeiro lugar, sempre o time.

Até agora foi imparcial. Não privilegiou nenhum piloto. Pensou sempre no conjunto.

Mas, desde o começo da temporada, vem sendo questionado por Leclerc.

O começo foi com as mensagens via rádio (cifradas) "tô mais rápido"...."posso ultrapassar"...

Analisando isso agora, vejo de uma forma diferente.

Pode parecer, no primeiro momento, que aquilo foi um "ataque" ao Vettel, uma forma de "desestabilizá-lo"...

Foi o que eu achei.

Mas, pensando melhor agora...aquilo já era um "recado" para o Binotto

Já era uma forma de "testar" o poder do Binotto

Aquelas mensagens eram dirigidas ao Binotto e não ao Vettel

Ali , ele já manda um "recado" que não "aceita ordens" ...

Lembro daquele episódio ocorrido na Sauber:

Quando foi ordenado que retornasse ao box, ele, desobedecendo ordens, continuou na pista...

Isso já foi um "alerta", porque dificilmente um piloto jovem, no seu primeiro ano de F1, contesta ordens de seu chefe de equipe.

Você, no seu ano de "estréia" na categoria, é um ano de "aprendizado". Não tem cabimento você achar que "sabe mais" do que o seu chefe.

Se você olha a coisa fora do contexto, parece sem importância...

mas quando você faz um panorama, vê que a coisa é "sistemática"...

E o que é mais grave,

Você chega a conclusão, que o problema não é "um problema pessoal" contra o Binotto, mas sim um "modus operandi" do rapaz, porque ele já tinha feito isso na Sauber.

Resumindo, é fruto da sua "personalidade" contestar ordens.

E nós conhecemos o "modus operandi" da Ferrari...justamente o oposto...

Lá você precisa obedecer ordens e "rezar" conforme a cartilha.

Tudo isso é só especulação minha, posso estar enganado, mas as chances de um "conflito de interesses" é grande ....

Eu venho percebendo isso faz tempo.

Lembram que eu escrevi aqui no blog sobre os treinos na Bélgica,

Eu até elogiei a atitude do Leclerc em "contestar" as ordens da equipe.

 Fiz isso porque vi aquilo "fora do contexto".

o que pareceu uma coisa "inocente"...sem importância.

Mas, na corrida seguinte em Monza, ele repetiu a coisa. Só que desta vez trouxe problema para a equipe.

O que aconteceu em Monza foi gravíssimo na minha opinião.

Nunca trabalhei em equipe de F1, mas faço uma ideia de como funciona,

No sábado pela manhã a equipe se reúne em torno de uma mesa para traçar os planos para o fim de semana.

Sentam-se os pilotos um de frente para o outro, ao seu lado os engenheiros, na ponta da mesa o Chefe de equipe e na outra ponta o estrategista da equipe, e mais 4 ou 5 pessoas do time.

Ali, durante horas, eles combinam toda a estrategia para o fim de semana.

Só que na hora de executar o combinado, um dos membros da equipe resolve "agir por conta própria" !

Como é que fica a hierarquia na equipe, do "engenheiro", do "estrategista", do "chefe de equipe", do outro "piloto"...

...vira equipe de "kart amador"...onde cada um faz o que quer !

Foi isso que aconteceu nos treinos de Monza.

A maior equipe da F1 foi reduzida a uma "equipe de kart amador"...

O mais novo membro da equipe, que ainda não saiu da puberdade, com "seis meses de casa", manda um "foda-se" para os "engenheiros", "estrategistas", "chefe da equipe" ....

Como se esse pessoal todo não servisse para nada ....

Mas, com a vitória e o péssimo rendimento do outro carro (Vettel), colocaram "panos quentes"...

Por enquanto Vettel não é uma ameaça para ele. Tudo vai depender dos resultados do alemão nas próximas corridas.

O problema dele é com o Binotto...

... porque esse pode atrapalhar os seus planos.




P.S. Nesse post não estou contestando ou analisando as qualidades técnicas de Charles Leclerc. Só estou comentando o seu comportamento dentro do time e a reação da Ferrari diante dos fatos.