terça-feira, 19 de novembro de 2019

PROBLEMA DE GESTÃO





O maior culpado pela tragedia  shakespeariana do domingo foi o seu gerente Mattia Binotto.

Jogar a culpa só nos pilotos é fácil.

Ross Brawn "tá de brincadeira" quando comenta que um dos dois deveria assumir a culpa.

Quem deveria "assumir a culpa" é Mattia Binotto. Foi ele o culpado. Uma simples ordem, poderia ter evitado essa tragédia.

Nas gestões anteriores isso nunca aconteceu.

Não aconteceu na gestão Jean Todt (1993–2007), Stefano Domenicali (2008–2014), Marco Mattiacci (2014) e Maurizio Arrivabene (2015–2018).

Porque eles nunca iriam permitir que seus pilotos "brigassem entre si" faltando 5 voltas para o final da corrida, valendo uma merda de 4º lugar na corrida.

O que a equipe ganharia com Leclerc chegando na frente do Vettel ?

Porra nenhuma...então para quê correr o risco de ter os dois carros fora da prova, faltando 5 voltas para o final.

Sendo o Vettel, o principal piloto da equipe, classificou melhor do que o Leclerc, e durante a corrida sempre esteve a frente de seu companheiro.

Agora, faltando 5 voltas, Leclerc que foi "beneficiado" por um carro de segurança "mandrake", caso contrário terminaria há 40 segundos do líder, é permitido atacar seu companheiro ...

Que porra de gestão de equipe é essa ?

É assim que eles querem vencer a Mercedes ?

Vê se no GP de Singapura, a Mercedes deixou o Bottas e o Lewis "brigarem" pela "merda de um 4º lugar"...

Não estou fazendo comparações, mas lá Lewis ainda não tinha vencido o título, e a Mercedes, mesmo com uma imensa vantagem, não ficou de "brincadeira".


Nós nunca saberemos a verdade, porque na Ferrari ninguém fala.

Há duas possibilidades:

A tradicional ordem "tragam os BB para casa" ... que Binotto "nega" ter dado

e a outra,

onde ele afirma que deixou seus pilotos "livres" para brigar.

Seja qual for a verdadeira, Binotto está encrencado ...

Se deu a ordem "tragam os BB" ... os pilotos não a respeitaram

o que coloca sua liderança em "xeque", afinal quem é que manda na equipe...ele ou os pilotos ?

Se deixou "livres para brigarem"... atesta incompetência ... porque até a equipe Haas proibiu seus pilotos de brigarem nas voltas finais.

Se não teve competência para "gerenciar" uma disputa insignificante pelo 4º lugar numa corrida, como será quando tiver que gerenciar uma disputa de título...





ANTECEDENTES


O que torna a coisa mais grave, é que Mattia Binotto sabia dos "antecedentes" de Charles Leclerc...

Não foi pego de "surpresa" ... estava na cara que uma hora ou outra isso iria acontecer..


Vamos usar como exemplo o mesmo GP de Singapura 2019, citado acima no post,

onde Binotto quase "mijou nas calças" quando o Leclerc gritou no rádio "VOU PRA CIMA" !

E ele teve que "implorar" pelo rádio para conter o "menino" :

"PELO AMOR DE DEUS, NÃO FAÇA NENHUMA BESTEIRA CHARLES"

Lembram disso ?

A coisa já estava "fora de controle" faz tempo ... só demorou para acontecer.

Imaginem, ano que vem, Mattia Binotto em toda corrida, ter que "apelar para Deus" para que o garoto não faça besteiras ... fica complicado gerenciar a equipe com "um terço na mão".



MOVIMENTO DE VOLANTE



Eu não vou analisar "movimento de volante" para justificar o acidente ...isso é besteira

A questão é outra ...

Quando você disputa com seu companheiro de time, você age diferente de quando disputa com um rival.

Você normalmente "dá mais espaço" justamente para "evitar" o que aconteceu em Interlagos.

Quando Vettel foi ultrapassado no S, ele deu "muito espaço" para evitar "qualquer equivoco" ...

já na reta oposta Leclerc não "mexeu 1 mm" quando Vettel atacou ...não teve preocupação em evitar um "possível"  acidente ... estava pouco se fudendo, se iria dar merda ou não.

Você não pode "tirar uma fina" quando disputa com companheiro de time ...TEM QUE DAR ESPAÇO e aceitar que foi ultrapassado!

Se Vettel não desse o espaço necessário no S e acontecesse um acidente, o culpado seria o Leclerc que forçou a ultrapassagem ...

Ali no S, só não deu "merda" porque o Vettel "colaborou"...só que na Reta Oposta a coisa não foi "recíproca".




AFINAL, QUEM É O NÚMERO 1?



Alguém sabe quem é o número 1 do time ?

A Ferrari jura que é o Sebastian Vettel ...mas

se ele é o número 1 ....porque não recebe tratamento de "número 1"...


Como é que a equipe espera que o Vettel mostre resultados, se ela não dá tranquilidade para ele !

Hamilton e Verstappen, que são seus rivais, são tratados como nº1 dentro das suas equipes, podem trabalhar com tranquilidade, sem sentirem ameaçados ...

Já Vettel é obrigado a conviver com a dúvida, corrida após corrida ...sendo diariamente bombardeado pela mídia italiana.

Como se ele fosse o culpado de todas as mazelas da equipe...enquanto Leclerc é alçado a condição de salvador da pátria.

OS BENEFÍCIOS DA ENTRADA DE LECLERC


O que a Ferrari ganhou com a entrada de Charles Leclerc na equipe ?

Por enquanto nada ...

Apesar da melhoria do carro em relação ao ano passado, a situação em 2019 não foi diferente de 2018

Vejo muita "gritaria" e pouco resultado.

Quase tira os dois carros na estréia. Joga fora a corrida de Monaco. Destrói a Ferrari no muro do castelinho. Bate no guard rail na Alemanha. Afronta a equipe em Monza, recusando-se a obedecer ordens. Perde uma corrida "ganha" na Austria. Bateu na largada do Japão. E agora envolve-se numa batia com seu companheiro.

Muito pouco para o piloto "número 1 da Ferrari".

E esse ano foi só uma "brincadeira", porque em nenhum momento a Ferrari entrou na briga pelo título.

Mesmo sem ter "responsabilidades", falhou em várias situações.

Comparar o desempenho dele com o do Lewis ... não tem comparação !

Ano que vem vai ser um desafio duro para a Ferrari.

Lewis praticamente não erra, com uma experiência de 6 títulos conquistados, e continua com um carro bom nas mãos.

Max Verstappen, outro desafiante. É sempre rápido na classificação e durante a prova sabe extrair tudo do carro. Já alcançando o nível de excelência do Hamilton. Com a promessa da Red Bull/Honda entregar um carro vencedor em 2020.

Se a Ferrari está satisfeita com o 4º lugar no mundial de pilotos, fez a coisa certa com Binotto/Leclerc ...

Agora, se pretende ser campeã ano que vem ... tenho a minhas dúvidas.