domingo, 10 de maio de 2020

20 FILMES QUE MARCARAM MINHA VIDA

#2 Ulzana's Raid (1972)




"Ulzana's Raid" (A Vingança de Ulzana, no Brasil)  é o mais violento western de todos os tempos. 

"Ulzana's Raid" foi lançado em 1972, dois anos após o massacre de My Lai se tornar público, e fica difícil  não associá-lo ao que estava acontecendo na época. 

Burt Lancaster interpreta um velho experiente rastreador do exército enviado para rastrear um violento Apache que fugiu da reserva para matar, torturar, violentar ...

Durante o filme o jovem tenente idealista DeBuin (Bruce Davison) tenta entender o porque de tanta crueldade, como na cena do rabo do cachorro; na qual McIntosh (Lancaster) responde: 

"os Apaches tem senso de humor ...mas não um que você entenda"

A tropa comandada pelo tenente Calley em My Lai também tinha senso de humor ...

A visão de ambos os lados é apresentada, mostrando toda a selvageria. Eles são extremamente violentos, e cruéis - no entanto, o filme não os define como bandidos e mocinhos. Os dois lados tinham sangue nas mãos.

A certa altura, o personagem de Lancaster diz "Odiar o Apache é como odiar o deserto porque não há água nele".  Essa frase resume o filme na minha opinião.

Existem algumas cenas violentas, mas nunca gratuitas; as cenas podem ser perturbadoras, mas é um filme para adultos, realista e instigante, que obriga você a pensar.

Este é o melhor filme de Aldrich, com uma das melhores performances de Lancaster.

O final dos anos 60 e o início dos anos 70 foram um grande momento para os filmes americanos: uma década que produziu uma quantidade impressionante de clássicos. 













Esse meu DVD foi lançado aqui pela Universal. Preserva a imagem original em widescreen 1:85 mas sem nenhum extra. Aguardo por uma edição especial que esse filme merece.