#8 "Galo de Briga" (1974)
Monte Hellman é um dos diretores que mais admiro e Warren Oates (um dos grandes atores dos anos 60/70) é meu ator favorito.
Como um grande fã de Hellman e Oates, não poderia deixar de fora da lista um filme da dupla.
Fizeram quatro filmes juntos: dois tremendos westerns, "The Shooting" e "Ride in the Whirlwind", e uma obra-prima, o road movie minimalista "Two-Lane Blacktop".
"Cockfighter," de 1974, (Galo de Briga, no Brasil) é a última colaboração entre Monte Hellman e Warren Oates, com um roteiro, escrito por Charles Willeford (autor do livro) e uma cinematografia igualmente excelente de Nestor Alemendros.
'Cockfighter' apresenta uma soberba performance de Warren Oates, (a sua melhor está em ALFREDO GARCIA). Ele faz um voto de silêncio depois que sua arrogância atrapalha os seus planos de ganhar "Cockfighter Of The Year". Embora diga apenas algumas palavras durante o filme, suas expressões faciais e gestos conseguem transmitir tudo que está sentindo.
Apoiado por um ótimo elenco de apoio que inclui Harry Dean Stanton e Millie Perkins, que tinham três filmes com Hellman cada um, e a doce Laurie Bird, co-estrela em 'Two-Lane Blacktop', que suicidou-se em 79, aos 25 anos de idade, no apto do namorado, Art Garfunkel. Garfunkel dedicou seu álbum, "Scissors Cut", a Laurie.
Além desses, você tem algumas boas performances de vários atores, como Warren Finnerty, Ed Begley Jr, Steve Railsback, Richard B. Shull e Patricia Pearcy.
Embora 'Cockfighter' seja sobre brigas de galos (com cenas fortes), o foco principal do filme é um estudo profundo sobre o personagem de Frank Mansfield e suas obsessões.
'Cockfighter' de Hellman, é uma obra prima subestimada, um filme envolvente de uma década que produziu grandes filmes.


