sábado, 27 de junho de 2020

20 FILMES QUE MARCARAM MINHA VIDA

#11   "Último Tango em Paris"  (1972)








Eu não vi quando foi lançado em 1972,  por conta da censura imposta pela ditadura militar. A  "Liga das Senhoras Católicas " em defensa da  "moral e dos bons costumes" me proibiu de assisti-lo.  Embora já tivesse lido o livro, só vi o filme em 1979. Após 7 anos proibido, a censura finalmente liberou.

Foi um acontecimento. Eu e meu primo, acompanhados das respectivas namoradas, enfrentamos uma fila imensa na porta do Cine Copan para enfim: assistir essa obra imoral e subversiva !

Que puta filme Bertolucci fez ! É um filme para adultos no sentido mais amplo da palavra.

Até hoje não consigo acreditar que este filme foi feito por um diretor de 30 anos. Essa era a idade de Bernardo Bertolucci (1941-2018) quando filmou sua obra-prima "Ultimo Tango a Parigi" (1972).

Brando é absolutamente fabuloso neste filme. Sua performance emocional é extraordinária. A cena em que ele fala com sua esposa morta é memorável.

A fotografia de Vittorio Storaro, e uma trilha sonora maravilhosa de Gato Barbieri, fazem desse filme um dos mais poderosos já feitos.

Sim, é uma obra-prima! Com Bertolucci atrás da câmera e Marlon Brando na frente em sua melhor forma.





O diretor com os atores Brando e Maria






Tirei essa foto na exposição internacional "Escrever com a Luz – Dupla impressão entre fotografia e cinematografia" de Vittorio Storaro quando ela passou por SP na Oca do Ibirapuera