quinta-feira, 24 de setembro de 2020

Now He Sings, Now He Sobs

 


Um disco de jazz que registra um momento maravilhoso na carreira de Corea. Lançado em dezembro de 68, quando a vanguarda estava em ascendência e pouco antes dele mergulhar no fusion e na eletrônica.

Este ainda é o seu melhor álbum e o meu favorito. Trio poderoso, com Chick Corea no piano, acompanhado por Miroslav Vitous no contrabaixo e Roy Haynes na bateria.


   


"Steps - What Was" – 13:53

"Matrix" – 6:29

"Now He Sings, Now He Sobs" – 7:05

"Now He Beats the Drum, Now He Stops" – 10:40

"The Law of Falling and Catching Up" – 2:28

1988 CD release bonus tracks

"Samba Yantra" – 2:41

"Bossa" – 4:44

"I Don't Know" – 2:43

"Fragments" – 4:03

"Windows" – 3:12

"Gemini" – 4:23

"Pannonica" (Thelonious Monk) – 3:00

"My One and Only Love" (Guy Wood, Robert Mellin) – 3:34



O título Now He Sings, Now He Sobs vem de I Ching , um antigo livro chinês que eu conhecia nos anos 60 quando estudava diferentes filosofias e religiões. É também conhecido como o "Livro das Mutações". E tem uma seção chamada "Agora ele canta; agora ele bufa - agora ele bate o tambor; agora ele para". A poesia dessa frase se encaixa na mensagem da música do trio em Now He Sings, Now He Sobs para mim. Você sabe, a gama de experiências de vida - toda a imagem humana e gama de emoções.

Havia muitas direções diferentes no jazz sendo experimentadas naquela época. Foi um período de exploração com vários grandes líderes exploratórios como Miles, Coltrane, Ornette, Mingus e muitos mais. Eu estava naquela atmosfera de experimentar novas abordagens. E eu também estava conhecendo Bartók, Stravinsky, Stockhausen, Alban Berg e alguns outros compositores que também estavam tentando coisas novas.

As sessões de gravação tiveram uma concentração e intensidade espessa na atmosfera do estúdio. O [baterista] Roy [Haynes] e [o baixista Miroslav Vitouš] estavam se encontrando pela primeira vez e tínhamos todas essas novas músicas para lidar sem nenhum ensaio. Então, ficou tenso por um tempo. Mas então, quando Roy colocou seu ritmo nas coisas e acrescentou seu humor e leveza como nosso "ancião", as coisas se relaxaram e a música começou a voar.

Chick Corea 2014