sexta-feira, 23 de outubro de 2020

THE GENERAL

 


'Tango One caiu ... Tango One caiu ... "a mensagem freneticamente do scanner que eu costumava ouvir nas frequências de rádio da policia quando o telefone começou a tocar com fontes confirmando animadamente as notícias inovadoras: Martin Cahill, também conhecido como General , Tango Um, o padrinho indiscutível do submundo do crime irlandês, foi morto a tiros.

Paul Williams, escritor



"O General" é o apelido do criminoso irlandês na vida real, Martin Cahill. Brilhantemente interpretado por Brendan Gleeson (semelhança física incrível), o diretor John Boorman dramatiza a vida do famoso ladrão Cahill sem glorificá-lo excessivamente. O filme começa com bastante humor, engraçado, mas no decorrer do filme, sutilmente, Boorman nos revela quem são na verdade os membros da gang. A cena da mesa de sinuca nos dá uma ideia da violência deles.

Boorman, dirigiu dois clássicos dos 60/70s Point Blank e Deliverance, e outros filmes de qualidade, como Excalibur e Hope & Glory. Sua adaptação do romance de Paul Williams "The General" é soberba. 


BRENDAN GLEESON e ADRIAN DUNBAR  (1998)






Meu DVD é americano região 1 e vem com 2 versões: em preto e branco de um lado e uma versão colorida do outro. Aqui no Brasil, parece que só saiu o dvd na versão em cores.

Não assista a versão colorida! Assista à versão em preto e branco, que foi exibida nos cinemas e veja o filme como ele foi idealizado para ser visto pelo diretor.






O verdadeiro Martin Cahill na frente do tribunal em Dublin 1988



British director and producer John Boorman, behind the camera, getting ready to shoot on the set of the film The General. Dublin, 1998.