Pessoal, um rápido comentário sobre os rookies da Fórmula 1.
Os fiéis seguidores do blog já sabem da minha preferência por Lando Norris, vou tentar explicar como cheguei a essa conclusão.
Todos, na minha opinião, tem condições de alcançarem o sucesso e permanecerem por um longo tempo na F1.
Afirmar que um deles será campeão mundial, fica complicado, já que na atual F1, nos últimos 9 anos (é 9, porque o domínio continuará) só é campeão quem "senta" numa Mercedes.
Dos quatro acima, só um foi "testado de verdade".
Charles Leclerc é um bom piloto, mas ainda não foi testado de verdade, já que seu companheiro de equipe é um ex-campeão em plena decadência. Vamos ter que esperar até 2021 para ver como ele vai se comportar tendo o rápido espanhol Sainz como companheiro. Terá a vantagem, já que é o número 1 da Ferrari, mas nada impedirá Sainz de superá-lo e ganhar a confiança da equipe.
George Russell está no seu segundo ano na F1, e já teve dois companheiros diferentes. Os dois fraquíssimos. Robert Kubica, que ficou parado por 8 anos e com um braço defeituoso, não pode ser parâmetro para ninguém. E Nick Latifi, estreante este ano, é só um Stroll com menos talento. Além de George ser um protegido da Mercedes.
Pierre Gasly venceu uma corrida esse ano, mas isso não significa muita coisa já que as condições de sua vitória foram atípicas. E o mais "veterano", já que está na sua 4ª temporada. Quando foi confrontado com Verstappen, sentiu a pressão. Teve a chance de um "recomeço" na Alpha Tauri e está indo muito bem. O problema é que o seu companheiro de time é o russo Dani Kvyat, que faz um péssima temporada. Kvyat este ano não está bem de "cabeça", já que sabe que esta será sua última temporada na f1. O incidente no GP Inglaterra, onde depois de se retirar, foi flagrado chorando atrás do guard-rail atesta isso. Esse tipo de "descarga emocional" revela que o piloto não atravessa um bom momento.
Já Lando Norris, ao contrário de seus colegas, pegou "pauleira". Tem como companheiro Carlos Sainz, um piloto já com bastante experiência na F1, que foi companheiro de Verstappen e não fez feio, com passagens pela Toro Rosso, Renault e Mclaren. Sainz atravessa um bom momento na carreira, já que assinou contrato com a Ferrari, e desfruta da posição de 1º piloto dentro da McLaren. Norris está enfrentado um piloto forte "de bem com a vida", o que torna as coisas mais difíceis para um rookie. Apesar disso tudo, vem andando no mesmo ritmo do espanhol.
Em 2021 terá como companheiro um dos melhores da atual F1, Daniel Ricciardo. Vai aprender muito com o australiano, mas em compensação vai ser exigido ao máximo. O que de certo modo vai ser muito bom. Será um excelente teste ...