Bom dia pessoal,
Hoje falo um pouco do GP de domingo em Imola...
*
Começo pelos treinos, com a pole ficando com o Hamilton,
Fiquei prestando a atenção na reação dos pilotos no final. Quando o Hamilton tirou o capacete, eu vi um "sorriso de felicidade"...
Foi uma expressão "autentica" de felicidade. Ele estava realmente contente com o que tinha feito.
Por isso que eu não entendo porque ele tem medo de ter um companheiro forte na equipe...
não teria vida fácil...perderia muitas vezes para seu companheiro...mas seria mais estimulante e gratificante quando vencesse....
Agora reparem na mudança (para melhor) na Red Bull ...Checo Perez trouxe "ar fresco" para a equipe...
Horner disse que era prazeroso ver os dois pilotos da equipe disputando a pole ...
Checo superando Max na classificação fez com que o holandês se superasse na corrida ...
você ter dois pilotos fortes na equipe melhora o "ambiente" ...o pessoal trabalha com mais motivação.
*
Sobre Mercedes e Red Bull ...
continuo achando que a Mercedes ainda é o melhor carro. Esse negócio que estão tentando vender, que Red Bull é mais rápida ... tenho minhas dúvidas.
prefiro esperar por mais corridas, para formar uma opinião.
*
Atuação do Hamilton no domingo, na minha opinião não foi boa.
errou duas vezes, e na realidade terminaria a prova "1 volta" atrás. Isso só não aconteceu porque tivemos bandeira vermelha e ele acabou beneficiado por uma regra que precisa ser discutida e modificada....
Não é possível que um piloto que está uma volta atrás do líder, termine a corrida na 2ª colocação...
*
Regra é Regra
Regra é regra e vale para todos ...(menos para o Lewis)
Mais uma do senhor Michael Masi...
não puniu o piloto inglês quando este voltou de marcha-ré para a pista. Coisa que é proibida pelo regulamento...
a justificativa foi que "todos os cuidados foram tomados..."
brincadeira né !
Você andar na contramão também é proibido ... mas se você "tomar todos os cuidados" ...pode!
Me dá o nariz de palhaço !
Eu lembro da vez, quando ele "cortou" a entrada do boxe, voltando perigosamente para pista...
a desculpa foi a mesma ..."tomou todos os cuidados"
ou quando ele empurrou o carro na pista "estilo Beltoise" ...
Vida que segue ....
*
Gosto do Marko...porque é "autêntico"
durante a transmissão Helmut Marko foi muito criticado por fazer críticas a Perez e Tsunoda ...
Pô ... os dois pilotos fizeram uma péssima corrida ... deveria "elogiar"?
Toto Wolff evitou criticar Bottas ...
Bottas que pilota o "carro campeão", largou em 8º e disputava a 10ª posição contra um Williams, que até o ano passado era o pior carro do grid, só perdendo o posto esse ano para a Haas ...
Qual dos dois chefes está dizendo a verdade ...
*
2 erros do Lewis Hamilton
Lewis cometeu dois erros no domingo ...
O mais grave foi na largada...
quando ele "tentou" fazer com o Verstappen, o que ele sempre fez nos últimos 7 anos com o Rosberg e Bottas ...
emparelha, divide a primeira curva, joga o carro prá cima ...o que obriga o outro piloto a "recolher" para não bater... e assim ganha a "dividida"...
só que com o Max, que saiu como um "foguete" da terceira posição para a liderança na primeira curva, foi diferente...
ele mandou o seguinte recado ... comigo não!
O segundo erro, aquele que o Max Wilson classificou como "erro infantil"...
apesar de concordar com o Wilson, que foi um erro infantil, eu absolvo o Lewis ...
eu vi a declaração do Lewis após a corrida, e ele justificou dizendo que não poderia perder tempo atrás de retardatários ...
concordo plenamente com ele ..
quando você está lutando pela vitória, não pode perder tempo atrás de retardatários ... você muitas vezes tem que arriscar ... foi isso que Lewis fez
só que como o automobilismo de competição não é uma "ciência exata", acontece acidentes ...
se ele agisse de outra forma ... terminaria a corrida em 10º lugar como seu companheiro Bottas
*
Asa quebrada ...
segundo Gary Anderson, o prejuízo da asa quebrada foi mínimo, já que naquelas condições de pista... molhado, ter subviragem pode ajudar.
*
O Acidente
Segundo Valtteri Bottas, ele estava "defendendo a posição" na hora do acidente ...
A única maneira de você "defender posição" naquela situação ...é fazendo como o Schumacher fez com o Barrichello na Hungria em 2010 ...
Numa reta, com o adversário atrás, com a asa aberta ... "não existe defesa"!
a não ser que você faça como o Schumacher fez ... uma "tentativa de homicídio"
Você defende posição numa freada, numa entrada de curva ...mas não consegue numa reta quando o carro atrás está com a asa aberta...
quando o carro abre a asa, ele ganha 60 ou 80 km/h a mais ...
fica impossível para o carro da frente "segurar" a posição ...a não ser que faça ziguezague na pista, o que é proibido pelo regulamento
Dito isso, o leitor vai concordar comigo que naquela situação "não existe defesa de posição" ...
O que o Bottas fez, não é ilegal, mas não se faz numa pista com aquelas condições ...
Pelo seu "histórico". ele não é um "piloto sujo" ... só que tem um porém ... quando ele "perde a cabeça" ... sai batendo em todo mundo !
Só lembrar daquele GP da Hungria, onde no final da corrida perdeu a cabeça e ...saiu batendo em todo mundo e acabou sendo punido ...
Naquela condição de pista, ele deveria ter mantido a sua linha ... e não forçado o Russell para a direita.
O Russell tomou um "cuidado extra" e deixou um "espaço" entre os dois carros ...para não correr risco de acidente na ultrapassagem ... já que naquela velocidade são 90 metros por segundos ... e ele não sabia qual seria a atitude do Bottas ...
só que como o Bottas veio para a direita, forçando o Russell ir para a lateral da pista ... acabou acontecendo da roda traseira do Russell pegar a faixa branca ...
Se o Bottas mantivesse sua linha na reta, o Russell completaria a sua ultrapassagem sem problemas (já que tinha asa aberta) e o acidente seria evitado ...
porque "NÃO EXISTE DEFESA PARA ASA ABERTA NUMA RETA" ... a não ser quando ele termina em acidente !