domingo, 16 de maio de 2021

THE SEVEN-UPS

 


The Seven-Ups, 1973 (Esquadrão Implacável, no Brasil) é a estréia do produtor de Bullitt (1968) e The French Connection (1971), Philip D'Antoni como diretor, e na minha opinião, ele fez um bom trabalho em Seven-Ups.

O enredo do filme está no mesmo nível da Bullit (acho 7ups melhor, mais envolvente), mas sofre em comparação com o French Connection que é muito superior.

O problema é que você não pode compará-lo a French Connection, que foi e continua sendo um marco do cinema policial.

Filmado durante um inverno em Nova York, mostra uma cidade diferente da qual os turistas estão acostumados a ver. O filme mostra uma NY suja, com locais degradados e decadentes. A trilha sonora de Don Ellis cria o clima perfeito.

Tem uma perseguição de carro que é indiscutivelmente melhor do que a de French Connection, coordenada pelo ator/dublê Bill Hickman (no filme é o sequestrador Bo), uma lenda em Hollywood, que também dirigiu carros em Bullitt (motorista do Charger) e The French Connection (dirigiu o Le Mans). A perseguição dura mais de 10 minutos e é uma das melhores já filmadas, sem efeitos CGI ou truques de computação gráfica. O cameraman quase acaba com uma porta na cabeça lançada pelo Pontiac, e um dublê sai debaixo de um caminhão, direto para a ambulância ...sorrindo!

Assista ao mini documentário que vem no DVD, coloquei aqui no post.

No elenco, Roy Scheider e Tony Lo Bianco (de French Connection). Lo Bianco está perfeito como o bandido que trai a máfia, junto com Bill Hickman (Bo) e o sensacional Richard Lynch como "Moon". Sou fã do ator Lynch, que quase sempre fez papeis de "bandido psicopata". Seu rosto cheio de cicatrizes e o sorriso sínico são sua marca registrada. Faleceu em 2012, e aquelas cicatrizes foram resultado de queimaduras provocadas depois de tomar LSD (em 1967). Sob o efeito do ácido ele se incendiou no Central Park, atrás do Museu Metropolitano de Arte.

The Seven-Ups é mais um exemplo do cinema americano adulto dos anos 70, pre Star Wars, que com seu sucesso, deu início  a infantilização dos filmes, uma prática que infelizmente continua até hoje...