sexta-feira, 23 de julho de 2021

LE SALAIRE DE LA PEUR

 


LE SALAIRE DE LA PEUR ( O Salário do Medo, Brasil) foi o primeiro filme a ganhar a Palma de Ouro no Festival de Cinema de Cannes e o Urso de Ouro no Festival de Cinema de Berlim.

Clouzot disputou o Grand Prix do Festival de Cannes com John Ford, Jacques Tati, Vittorio De Sica, Alfred Hitchcock, Luis Buñuel e o brasileiro Lima Barreto...

Fez um filme extraordinário. Um marco no cinema de suspense/ação.

O filme começa lento, e a  cena de abertura lembra Wild Bunch de Sam Peckinpah, com o diretor Georges Henri-Clouzot nos preparando para a ação que virá na segunda parte.

A segunda parte é nitroglicerina pura ! Com a tensão e o suspense aumentando com  a morte podendo chegar a qualquer momento. 

A atuação de todo o elenco é excelente, Yves Montand no seu primeiro papel dramático e a estreia da brasileira Véra Clouzot no cinema . Ela foi esposa do diretor Henri-Georges Clouzot .

Um filme inesquecível !!!!!!!!











O 6º Festival de Cinema de Cannes de 1953 aconteceu de 15 a 29 de abril. O filme "O salário do medo" abre o festival: Henri-Georges CLOUZOT sentado em um camarote antes da exibição do filme com sua esposa Véra, Yves MONTAND e Charles VANEL.