sexta-feira, 1 de julho de 2022

JOSE GIMENEZ LOPES

 


Fala pessoal,

Hoje eu quero falar um pouco de uma pessoa que teve uma presença importante nas corridas do Brasil na década de 40/50 e começo dos anos 60.

Jose Gimenez Lopes, que eu conhecia muito bem, porque foi meu tio.

Na foto acima, tirada em Interlagos, não me pergunte o ano porque eu não sei...acredite, isso era o "box" de Interlagos. Não existia "box" naquela época... só um barraco de madeira !

No meio da foto, com os braços na cintura é o Gimenez, e, a sua esquerda de chapéu e óculos é o meu avô, que também era um apaixonado pelas corridas, mas nunca correu. Foi sócio-fundador do Automóvel Clube Paulista, aquela casa na av. Brasil onde fica a sede, foi comprada por ele e os amigos. Até hoje tem uma foto do velho lá na parede.

Quando garoto, ele me levava nas reunião que aconteciam lá...conheci todos os pilotos daquela época.

Chico Landi, Ciro Caires, Celso Lara Barbéris, Emilio Zambello, Barão Fittipaldi ...todos esses da antiga eu conheci.

Gimenez sempre foi uma figura muito querida ... uma das lembranças que tenho é ele chegando nas reuniões e logo se formava uma rodinha ao seu redor. Eu de longe, só ficava ouvindo aquelas estórias que eles contavam ...

De todos, o que eu mais gostava era do Ciro, ele sempre me tratou muito bem. Era um cara muito bacana, muito educado, quando conversava comigo. Além de um grande piloto, era um cara "boa pinta" e fazia sucesso com a mulherada... hahaha!

Da geração seguinte, Luizinho, irmãos Clemente, Tite Catapani ...esses eu não conheci (só vi correr), porque nessa época o Gimenez já tinha se afastado das corridas. 

Esse pessoal frequentava a oficina Tubularte, que fica na av Celso Garcia, e onde o Gimenez guardava os carros. Era cada carro... bicho ! Porsche, Ferrari, Mercedes ...

Tem uma história que o Emerson sempre conta ...que aconteceu lá na Celso Garcia:

Gimenez ligou o motor da Testarossa ...e o Emerson (garoto) enfiou a cabeça dentro do motor para escutar o ronco dos 12 cilindros ! hahahaha... e o seu Chico estava lá e falou ...esse moleque leva jeito !

Ferrari ele teve umas 4 ...Mondial, America, Testarossa ...a America ele foi buscar em Santos, chegou de navio e ele subiu a "serra velha" de Santos com ela ...puta que pariu que carro lindo !

Eu, moleque naquela época ...gostava do escudo da Ferrari, ele me deu de presente o "cavalinho" que ficava na grade de um Ferrari America...guardei por muitos anos, mas acabei perdendo.


Vou contar para vocês umas estórias que pouca gente conhece do Gimenez ...

Ele escapou várias vezes da morte ...

Teve uma Mil Milhas, que um cara entrou a toda no boxes e atropelou o Gimenez e o Lossaco, que era seu mecânico  ...

O Lossaco levou a pior e o Gimenez foi atingido na perna ...

aí, botaram o Gimenez na ambulância para levar ao hospital ... meu pai que estava como ele no box foi junto,

só que a ambulância não conseguia sair do autódromo ...porque os caras que foram assistir a corrida, estacionaram os carros na saída, trancaram e foram ver a corrida ...

meu pai junto com algumas pessoas, tiveram que arrastar "no braço" meia dúzia de carros para abrir espaço para a ambulância sair de Interlagos ...

o Lossaco morreu na hora e o Gimenez quase perdeu a perna, ficou mancando pelo resto da vida ...


Outra que aconteceu com ele foi na Curva do Pinheirinho ...

ele deu uma capotada, e o carro ficou virado com as rodas para cima e ele embaixo ...

O pessoal começou a gritar ...Gimenez morreu, o Gimenez morreu ...

porque aqueles carros de antigamente não tinha santoantonio, nem cinto de segurança ...

aí todo mundo correu até lá ...

quando desviraram o carro ... uma surpresa: o Gimenez estava vivo !

ele estava caído dentro de uma valeta de água ...foi o que salvou a vida dele

ele ficou certinho dentro do buraco da valeta e o carro virado em cima dele ...se não tivesse a valeta ele seria esmagado pelo carro !


Teve uma outra que foi inusitada ...

ele estava passando de carro na av Prestes Maia ...e um cara pulou do Viaduto Sta Ifigênia para se suicidar ...

o cara entrou pelo parabrisa e caiu em cima do Gimenez ...o suicida morreu na hora e o Gimenez quase morreu ...passou 6 meses internado no hospital!



Na foto acima, na esquerda Chico Landi e a direita o Gimenez ...sabe porque o 82

Quando o Gimenez e o Chico corriam em dupla, eles usavam o 82 ...porque o Chico gostava de correr com o número 2 e o Gimenez o 8 ...

 ...conheci muito bem Chico, ele estava sempre na oficina da Celso Garcia ...

Ele e o Gimenez venceram uma Mil Milhas mas foram desclassificados porque correram 3 voltas com as luzes traseiras apagadas ...

no final da corrida o Gimenez queria matar o Barão (Fittipaldi) hahahaha...os gaúchos acabaram levando a vitória

Nessa oficina o Tony Bianco e o Giuseppe, que trabalhavam para o Gimenez, construíram o primeiro Formula Junior ...

Tony Bianco era um artista ...com um martelinho na mão e uma folha de alumínio ele fazia qualquer coisa ...

Na foto abaixo, é onde ficava a Tubularte ...passei outro dia por lá e tirei essa foto ... Celso Garcia X Monteiro ...


Depois das corridas, a outra paixão do Gimenez era o Palestra Itália ...

Foi o Gimenez quem montou a famosa "Academia" ...

Ele tinha uma fazenda, aqui perto de São Paulo, em Arujá ...e quando o Palmeiras ganhava ele dava festa ...com o time todo lá ...Leão, Luiz Pereira, Edu Bala, Dudu,  Osvaldo Brandão...etc

Convivi com todos esses jogadores daquele timaço do Palmeiras ...

A foto abaixo é da sede da fazenda ...repara lá, na janela o escudo do "verdão" que o espanhol mandou pintar ! hahahaha




Outro dia eu escutei o Reginaldo Leme da Band, falar que quem deu a primeira oportunidade prá ele como repórter foi o Gimenez ...e ele era muito grato por isso.