sexta-feira, 30 de setembro de 2022

STOCK CAR ... FORMATO DE CORRIDA ANTIQUADO

 

EXCESSO DE BATIDAS, ACABAM PROVOCANDO PARALIZAÇÃO DA CORRIDA



Boa noite pessoal,

Vou comentar um pouco sobre a Stock Car, que é a nossa principal categoria ...mas que na minha opinião, precisa urgente de mudanças.

Não acompanho o campeonato da Stock Car, assisto esporadicamente algumas corridas.

Também não conheço a fundo o regulamento da categoria, portanto o meu comentário é baseado no que assisto na TV.

O principal problema que eu vejo, como telespectador, é no formato da corrida ... 

É um formato antiquado, que foi adaptado para o público atual da corridas e moldado para atender as exigências de tempo das grades de transmissões da TV ...

Complicado de entender ...mas eu você tentar explicar


Quando competia, há mais de 45 anos, existia o formato de duas baterias ...

que é muito diferente desse formato atual de duas corridas adotado pela Stock Car

No formato antigo de duas baterias, o resultado final que apontava o vencedor da corrida, era feito com a soma dos tempos das duas baterias.

Esse formato funcionou bem, porque era uma época diferente !

O mundo mudou (hoje existe uma merda chamada Twitter)

As exigências do público hoje, são diferentes daquele público de 45 anos atrás ...por este motivo, seria impossível adotar aquele formato de baterias ...

Eram baterias de mais ou menos 40 minutos... tempo de duração muito semelhante ao atual da Stock (30 minutos)

Esse formato atual da Stock Car, é uma adaptação do formato antigo de duas baterias...


Só que naquela época não "existia" safety car ...

Ninguém usava o termo "safety car" ...a gente chamava de "carro madrinha" ...

Eu nunca participei de uma corrida onde um carro de segurança entrou na pista ! 

nem lembro de ter assistido alguma corrida em que isso aconteceu ...

Quando algum carro quebrava ou se acidentava na pista ...ele ficava lá e a corrida seguia ...

Se acontecesse uma batida, era agitada uma bandeira amarela com o intuito de alertar o piloto que aconteceu um acidente, mas ninguém era obrigado (e nem punido) por não tirar o pé ...a bandeira amarela era só para avisar o piloto para ter cuidado ...

Dessa forma, uma bateria de 40 minutos ...durava 40 minutos !

porque não tinha "interrupções" provocada por um safety car...


dito isso ...DEIXO CLARO QUE:

não estou criticando a entrada de safety car na pista ...

nem estou julgado se é necessário ou não a sua utilização ...

O ponto principal que eu quero chegar ...é o seguinte:


É IMPOSSÍVEL, VOCÊ FAZER UMA CORRIDA COM DURAÇÃO DE 30 MINUTOS ... com O SAFETY CAR SENDO "ACIONADO" 2 OU 3 VEZES !


Eu não sei qual é a media de safety car por corrida, mas calculo que seja uma média 2/3 entradas por corrida ...motivado pelo alto número de batidas e acidentes

3 entradas de safety car numa prova de duração de 30 minutos, você perde +15 minutos de corrida ...porque tem o tempo com o alinhamento atrás do safety car, remoção do carro acidentado, saída do safety car. a re-largada ...

sobrando um pouco mais de 10 minutos de corrida com a "bola rolando" !!!!!!!!!!

Esse foi um dos "motivos" para o safety car não entrar em Santa Cruz do Sul quando o guincho estava na pista!

Conclusão que a gente chega ...é que "adaptaram" o formato "antiquado" de 2 baterias (agora renomeado de 2 corridas) para os tempos atuais, só que existem "interrupções de prova" que não aconteciam nos tempos de "baterias" ...

Uma corrida de Stock com duração de 30 minutos é muito pouco ...até uma "sprint race" de F1 dura mais que 30 minutos !



E não é só isso ...

No meu tempo, quando existiam 2 "baterias" ...você tinha um intervalo grande entre as duas baterias

Você disputava a 1ª bateria ...e no intervalo para a 2ª bateria, aconteciam corridas de outras categorias

Existia um intervalo entre as baterias, o que permitia recuperar o seu carro para a outra bateria.


Na Stock atual, é uma corrida "EMENDADA" na outra por EXIGÊNCIA DA GRADE DE TV...se você tem problemas na 1ª corrida não há tempo hábil para recuperar o carro para a 2ª corrida !!!!!

Antigamente você tinha esse tempo, há não ser algo muito grave ... como "fundir motor" ou um "acidente muito forte" ...você participava da 2ª bateria

POR ISSO QUE EU BATO NA TECLA ...é um formato antigo de 2 baterias. "adaptado para os tempos atuais"

Espremeram o formato de duas corridas para caber na grade da TV !!!!


Outro problema do formato atual:

O piloto é obrigado "a sacrificar uma corrida" ...o que vai contra o "espirito da competição"

No formato de duas baterias, você podia "jogar com o tempo" ...ganhava a 1ª, e na soma dos tempos poderia chegar em 3º na segunda bateria ...que você era o VENCEDOR DA CORRIDA

Esse formato atual e tão errado, que nem isso você pode fazer !!!!


O PILOTO DA STOCK NO FIM DE SEMANA TEM QUE "ESCOLHER" ENTRE O CAMPEONATO OU A VITÓRIA NA CORRIDA !!!!

O piloto é obrigado a "descartar" uma corrida e minimizar o "prejuízo" ...mesmo sabendo que tem equipamento para vencer as duas corridas!

Ou pior ...

não brigar pela vitória em nenhuma das baterias ...pesando em somar o maior número de pontos para o campeonato !

exemplo:

Daniel Serra chega em 2º nas duas corridas ...foi o grande vencedor do dia, já que somaria um maior número de pontos (resultado melhor) de quem venceu a 1ª corrida e chegou 9º na segunda, somando menos pontos que o Serra ...

Nesse sistema errado, o vencedor é quem vence uma corrida ... não quem somou mais pontos nas duas corridas ! ...entenderam?

Quem sobe no "lugar mais alto" do pódio é o vencedor da corrida ...não quem foi melhor na "soma" dos tempos das duas "baterias" ...(como no sistema antigo)

TUDO ERRADO !

Já que... quem no dia seguinte é a "manchete nas páginas dos jornais" é o VENCEDOR da corrida...enquanto o piloto que foi mais efetivo, mais inteligente, aquele que pensa em vencer campeonato, que soma mais pontos nas 2 corridas...esse, não tem o nome "estampado nas manchetes !!!!

RUIM PARA O PATROCINADOR E RUIM PARA O PILOTO !!!!!!

A categoria precisa decidir se ela quer ser uma competição de verdade ...ou só um "show de TV" !!!