segunda-feira, 21 de novembro de 2022

FIA E LIBERTY ACERTARAM ...

 


Bom dia pessoal,

Vamos dar um crédito a FIA e a Liberty pelo excelente campeonato em 2022 ...

Começando pelo novo regulamento, onde a FIA acertou, já que os carros puderam andar juntos...

não lembro de algum piloto reclamando que não conseguia andar na "esteira" do da frente

Reparem na tabela, as multi coloridas bandeiras, mostrando que o campeonato foi equilibrado

Não foi superioridade de um carro como na era Vettel/RBR ou Lewis/Rosberg na Mercedes ...

Quem "desiquilibrou" foi o piloto, não o carro ...por esse motivo palmas para as novas regras

Um exemplo é que ninguém "cravava" com antecedência, quem faria a pole position ou venceria a corrida ...

As três marcas venceram esse ano...Red Bull, Ferrari e Mercedes

Mercedes venceu em Interlagos de maneira "soberana", não foi por "sorte" ou "safetyCar" ...venceu na pista porque tiveram um ótimo carro. Alias, fizeram 1&2 para não deixar dúvida. George também venceu a corrida curta do sábado !

A Ferrari consegui 12 poles na temporada, contra 8 da Red Bull ...isso mostra equilíbrio. Até a Mercedes largou na frente com o George na Hungria. Se não me engano, eles poderiam ter conquistado mais. Diferenças sempre inferiores a 1 décimo na briga pela pole.

Verstappen venceu 15 vezes, mais pelo seu talento, que fez a grande diferença, do que pela superioridade do carro RBR


Ontem Max foi soberano, pilotou como um campeão e venceu mais uma...

Charles também foi muito bem. Na minha opinião, ele bateu o Perez, mais em função da sua condução do carro, do que pela estratégia da Ferrari. Soube conservar os pneus no primeiro stint (coisa que não fazia antes) teve calma, e na hora que o Checo parou (2ª parada), ele já vinha descontando a diferença. Na minha opinião, se o Checo fizesse só 1 parada, o Leclerc pegava ele na pista. Charles tratou melhor dos pneus. Arrisco dizer que essa foi a melhor corrida do monegasco na temporada. Usou a cabeça ...mais que o pé !



Em 2016, tivemos um campeonato, onde de 21 corridas a Mercedes fez 20 poles e venceu 19 corridas (que eram para ser 20, se Lewis não tivesse batido no Nico) ...isso não é campeonato equilibrado !


Este ano o campeonato de pilotos, tirando Verstappen campeão, houve equilíbrio entre os 4 outros.

Diferença de Charles (Ferrari) e Checo (RBR) foi de apenas 3 pontos ...decidindo o vice só na última corrida

George (Mercedes) foi o 4º com 275, ficando muito próximo...e se não fosse alguns erros cometidos pelo inglês, essa diferença poderia ser menor entre eles.

O mesmo vale para o Carlos (Ferrari), que somou 246 pontos, com 6 KO na temporada. Nas últimas etapas do Japão e EUA ...no Japão largou em 3º e em Austin na pole...poderia ter somado no mínimo uns 30 pontos. Que o colocaria muito próximo de George e Checo...

Isso prova que o campeonato foi muito disputado, independente do Max ter vencido com antecedência.


A FIA acertou nas mudanças aerodinâmicas, permitindo os carros andarem colocados ...

e também a mudança das escolhas de pneus (antes proibido)

Errou em outras ...como o "inchaço" do campeonato (na minha opinião, 18 etapas seria o ideal)

e acabaria com as Sprint Race ...

No geral, tivemos um campeonato melhor que o de 2021 ...