sábado, 21 de janeiro de 2023

The 1972 Wings Tour Bus

 


No verão de 1972, Wings partiu em sua primeira turnê pela Europa. A Wings over Europe Tour foi realizada em um ônibus de dois andares de cores vivas, que incluía as crianças McCartney e toda a equipe de estrada.



Se mencionarmos a ideia de Paul e a banda pegarem um ônibus para destinos desconhecidos, você pode presumir que estamos no território da Magical Mystery Tour . Em vez disso, estamos voltando o relógio para 9 de julho de 1972. Foi quando McCartney e seu grupo ainda relativamente novo, Wings, seguiram sua turnê universitária no Reino Unido no início do ano, embarcando em um ônibus de dois andares aberto e brilhantemente decorado em Londres. para o itinerário Wings Over Europe .



De volta à faculdade

Paul e a banda surpreenderam e encantaram seus fãs britânicos em fevereiro daquele ano, montando uma turnê pelas universidades do Reino Unido. Foi sua primeira programação ao vivo desde que os Beatles finalmente decidiram que não aguentavam mais os gritos ensurdecedores e a mania implacável dos fãs, terminando como uma entidade em turnê em 1966. Após o lançamento do álbum Wild Life no final de 1971 e o controverso single "Give Ireland Back To The Irish". A música foi banida do rádio por sua postura política franca.




“Sabíamos que íamos fazer uma turnê na Europa e que o tempo estaria bom, e a ideia de ficar preso em um ônibus o tempo todo, indo de cidade em cidade, de hotel em hotel, não era muito atraente,”

 “Então decidimos viajar em um ônibus conversível e pegar um pouco de sol enquanto viajávamos de um lugar para outro.”




“Pintamos o exterior psicodélico, como um ônibus mágico”, diz McCartney. 

“Se você olhar de forma muito direta, muito convencional, foi uma coisa muito louca de se fazer, colocar um cercadinho no andar de cima do ônibus e colocar todas as crianças lá dentro enquanto dirigia pela Europa. Não era o que você esperaria de uma banda normal. Mas não éramos uma banda normal.”