domingo, 22 de setembro de 2024

... JOÃO GILBERTO, TOM BRASIL & MiniDisc (MD) SONY !

 

Quem viu, viu. Quem não viu, não vai ver nunca mais!


... PORQUE outro João nunca mais ... nem daqui 500 anos vai aparecer outro !!!!!


Devo ter mais de uma dúzia de gravações "pirata" de show do baiano de Juazeiro !

João, uma vez por ano vinha a São Paulo fazer 3 dias no antigo TOM BRASIL (que não existe mais, foi demolido para dar lugar a um "pombal envidraçado") ... eu ia nos três dias!!!!

na Sexta, Sábado e Domingo ... casa que ele adorava tocar (foi ele que inaugurou, eu estava nesse show) lugar pequeno, aconchegante ...a melhor casa de espetáculo de Sampa junto com o também finado PALACE (que o João também inaugurou)

Quando a SONY lançou o genial MD que era um mini cd com as vantagem do K7 ...você podia gravar, apagar, regravar e editar como se fosse uma fita cassete !

Eu comprei um de mesa e um portátil com o qual eu ouvia música andando na rua como um walkman ...e também usava para gravar "show pirata"

era só colocar no bolso da camisa com um microfone de lapela que ele gravava tudo !

Tenho quase uma centena de shows gravados ... de Caymmi à Angela Ro Ro !... do João eu devo ter uns 10 !

A qualidade do som até que não ficou ruim, mas o legal é ouvir o João interagindo com a plateia, conversando ... coisa que nos discos você não ouve porque na mixagem eles cortam

o show da sexta nunca era igual ao de domingo ... lembro uma vez, em que ele repetiu uma música da Rita Lee umas 5 vezes ...ele estava feliz e o público cantava junto ...foi muito legal!