quarta-feira, 8 de outubro de 2025

BOA NOITE ... F1: "INFANTILIZAÇÃO DE ADULTOS" !




 


Um rápido comentário do GP de domingo ...

Vitória incontestável da Mercedes ... o carro alemão voou nas ruas de Cingapura !

Pole e vitória, sem chances para os adversários. 

Red Bull e McLaren foram a segunda força neste final de semana. 

Com um piloto melhor no segundo carro, a Mercedes faria 1 e 2.

Max, só tinha uma chance: pular na frente na largada ... nem ameaçou !

Como não conseguiu, (largou com os sapatos vermelhos), sua corrida acabou ali.

Cingapura é o tipo de pista que ninguém passa ... tudo é definido no sábado.

Ai, o leitor mais desavisado fala: mas não sei quem ultrapassou ...bobagem !

Na ponta ninguém passou, lá trás é outra história ... pelotão da merda eu nem presto atenção !


Max ainda tem chance no campeonato, na minha avaliação ... RBR melhorou, idem para a Mercedes que conseguiu sua 2ª vitória. Enquanto, a Ferrari despenca !

Temporada apertada, com as equipes muito próximas, com muitas vitórias sendo decididas no sábado.

McLaren começou na frente, mas teve um queda ... o que é normal

Hoje, dificilmente, uma equipe de F1 "domina" a temporada inteira ... (como aconteceu com a Mercedes no passado)

Em 2024 tivemos a RBR dominando as primeiras corridas, e do meio do campeonato em diante Max teve que "administrar" para ganhar o título, em virtude da ascensão da Mclaren.


Depois de 5 vitórias seguidas da Mclaren, tivemos 2 da RBR e agora a Mercedes venceu

Das 3 últimas etapas, onde a McLaren não venceu, tirando Monza, as outras duas foram em circuitos de rua.

Em Monza, Piastri e Norris terminaram em 2º e 3º... que podemos considerar um resultado "normal", já que lá a "velocidade do carro" vale mais que o "arrojo" do piloto ...

Nos dois circuitos de rua, onde tivemos resultado atípico para a McLaren, você deve considerar o fator "alto risco", característica desse tipo de pista (muro colado)

Quanto você está na disputa de um título, o "bom senso" pede cautela !

Norris com 2 DNF no currículo, num circuito perigoso e com condições "extremas" no sábado (festival de pancadas), preferiu a cautela, (um 3º DNF pode significar adeus ao título) largando em 7º e terminando nessa posição (devido a um erro da equipe que custou-lhe 2 posições)

Piastri, irreconhecível, foi para o "tudo ou nada" (desnecessário, já que liderava a tabela) acabou pagando um alto preço ... DNF !

Quando você disputa um título, você tem que usar a "cabeça" ... ir para "tudo ou nada" não dá muito certo porque as chances de dar "nada" são maiores !!!

AUSTIN é uma pista onde os riscos são "menores", por este motivo os postulantes ao título podem "arriscar" mais e talvez tenhamos uma vitória dos laranjas (só um palpite meu)


Em Cingapura (circuito cercado por muros), não aconteceu nada, a não ser na primeira volta ...

contato das duas McLaren, normal na minha avaliação ... Lando escorregou e acabou tocando no companheiro sem intenção (circuito de rua, isso pode acontecer) Leclerc fez o mesmo com o Kimi ... e a corrida terminou como começou. A única alteração foi a recuperação do Kimi em cima da Ferrari (sem freio) e a Alonso superando a outra Ferrari ...

Norris (2 posições atrás do Piastri) fez excelente largada, pulando de 5º para 3º, estando lado a lado com seu companheiro antes do toque ... Piastri reclamou pelo rádio, sem motivo, jogando para a galera. (leia o final do post)

O britânico estava quase 40 pontos atrás e agora reduziu para a metade ...

Sempre afirmei que ele lida melhor com a pressão que o Piastri ...


EU ABOLIA O RÁDIO DAS TRANSMISSÕES


Para melhorar o nível das corridas, eu abolia as transmissões "aberta" dos rádios ...

O "rádio" virou um "instrumento para redes sociais" ... 

Não acrescenta nada de informação útil ou relevante para quem assiste ...

é tudo "orquestrado", fake ... do "muro do box para o piloto" e vice-versa !

as equipes usam o rádio para "pressionar" os comissários pedido punições ... é um exemplo

e vou mais além: até para "reclamar" do carro, os pilotos se utilizam do rádio !!!!

Exemplo do Leclerc ... em vez de conversar sobre os problemas do carro (entre 4 paredes) ... ele resolve se "queixar pelo rádio", faz isso porque sabe que está "sendo ouvido" nas redes ... 

essa semana, o seu "staff" (em sintonia com o rádio) manifestou descontentamento, dizendo que a Ferrari tem obrigação de dar-lhe um carro melhor. Tá na hora da FERRARI dar um "basta" antes que a coisa degringole !!!!

Já passou dos limites, na minha opinião. 

Oscar Piastri é outro mal exemplo ...

seus rádios são "ensaiados" ... aquele chororó é "tudo pensado" (talvez idéia do seu "mentor", o cabeça de vento, Mark Webber). Faz "biquinho" e resmunga porque sabe que repercute nas redes ...

Domingo, a seu "chororó no rádio" prejudicou a equipe ... o time planejava chamá-lo primeiro para proteger do carro de trás e deixar o Norris mais tempo na pista na esperança do "cut" sobre o Verstappen (como aconteceu em Monza)...

Só que "em virtude" dos últimos acontecimentos (que bombaram nas redes sociais) desta vez Norris disse um sonoro NÃO ! (melhor né, já que os "milhares de" pseudos "comentaristas de redes sociais" não entenderiam...)

Max Verstappen, que sempre foi "avesso" as redes ... agora está perfeitamente "integrado"

Dos "gestos" às "palavras" tudo "coreografado" ... um perfeito artista !

"não ganhei porque estava de RBR... se tivesse um McLaren venceria"... disse o "profeta" (o fã do autorama adorou: Max é fodão)

"trocaram só por causa do pits lento... ha ha ha" fez sucesso entre os que tem menos QI no twitter !

ou "meu carro está ruim" (depois de fazer pole, volta mais rápida e vencer)... ha, ha, ha ... digo eu !

"não fiz a pole por causa do "ar sujo" do Norris ...bravejou pelo rádio (meticulosamente acompanhado de um "gesto com as mãos") ... a "galera" vibrou nas redes ... Essa mesma "rede" que o idolatra ... foi aquela que ameaçou sua mãe após o GP Brasil !

Fernando Alonso, em "baixa", apelou para o rádio ...

trocou o "motor de GP2" pelo bordão  “I don’t believe it!” repetido a exaustão ... depois, emendou com um "Se você falar comigo a cada volta, vou desconectar o rádio!"... acabou "eleito" piloto do dia !

É a "infantilização de adultos" chegando na Fórmula 1 ....


P.S quando eu digo infantilização, não me refiro somente aos rádios ...

aquelas "gincanas" que as equipes fazem com seus pilotos antes dos Gps, são infantiloides !

Não consigo imaginar FANGIO fazendo essas coisas !!!!