segunda-feira, 2 de maio de 2011

Taça Continental

1984 - Das seis etapas da Taça Continental realizada no Peru, Alvaro Candido Filho ganhou quatro provas e foi vice em uma, e sétimo em outra. O maior problema foram as rodas que se quebravam devido ao terreno muito duro.

Álvaro Candido Filho, o "Paraguaio", foi o brasileiro que conseguiu mais medalhas de ouro em agosto. Só que não foi nas Olimpíadas, e sim no motocross, durante o Campeonato Sul-Americano, a Taça Continental, realizado próximo a Lima, no Peru, de 2 a 5 de agosto.

"Paraguaio" ganhou quatro medalhas de ouro e uma de prata nas seis etapas do torneio. Com este resultado Álvaro passa a ser o quarto brasileiro Campeão Sul-Americano de Motocross. Antes dele, Nivanor Bernardi, Beto Boettcher e Pedro Bernardo Raymundo, o "Moronguinho", já conquistaram este título.

Pilotando uma Honda CR 250RE "Paraguaio" mostrou uma forma física muito boa ao superar todos os problemas do piso ruim, muito duro, do Circuito de Manchay.

Por se localizar numa região desértica, a pista estava muito esburacada e cheia de pedras, forçando o piloto brasileiro a parar duas vezes na primeira etapa para trocar as rodas dianteiras e traseiras. Os pilotos locais dispunham de rodas especiais, mais largas e resistentes, afirmou Álvaro Candido, "Por isso tive que poupar mais o equipamento nas etapas seguintes".

Na segunda série, "Paraguaio" venceu com uma boa vantagem, mesmo tomando cuidados especiais com o terreno.

O desempenho da equipe de mecânicos brasileiros também foi elogiado pelo piloto, já que na terceira etapa foi necessário trocar a roda traseira e os mecânicos realizaram o trabalho em 1 minuto e 2 segundos. Depois de voltar à pista "Paraguaio" deu um show de pilotagem e terminou em 2º lugar recebendo uma medalha de prata.

Nas três etapas seguintes "Paraguaio" venceu com folga, acumulando quatro medalhas de ouro, cuidando apenas de procurar um traçado ideal na pista que não fosse tão acidentado.

Agora, Álvaro Candido Filho espera uma chance para mostrar esta garra no Campeonato Mundial de Motocross.