sexta-feira, 9 de maio de 2014

ITAIPU

Itaipu elétrico


Procurando uma solução para o problema do carro urbano, o engenheiro Gurgel projetou vários veículos. Nessa ocasião, a indústria apresentou um projeto para a fabricação de um veículo elétrico, o ITAIPU, cujo uso no trânsito urbano seria testado na cidade de Rio Claro, interior do Estado de São Paulo.

A Gurgel Veículos Ltda. solicitou da prefeitura de Rio Claro a criação de pontos especiais de estacionamento, onde seriam instalados postes apropriados à recarga das baterias, com tomadas especiais de quatro pontos: dois para conduzir a eletricidade e dois para ligar a tomada. Uma chave especial dentro do carro estacionado desligaria automaticamente a tomada quando as baterias do veículo estivessem carregadas.

O ITAIPU é um carro de dois lugares, com 2,65 m de comprimento, 1,40 m de largura, 1,45 m de altura e pesa 780 Kg (320 Kg são das dez baterias ligadas em série). O motor elétrico "compound" de 3.000 W/120 V, localizado longitudinalmente entre-eixos, desenvolve uma potência de cerca de 4,2 Cv. Faz-se a aceleração por controle eletrônico de corrente seccionada, fornecendo ao motor uma voltagem efetiva de 2 a 20 V.

Essas características permitem ao ITAIPU  atingir uma velocidade máxima de 50 Km/h, com autonomia variável de 60 a 80 Km. Para recarregá-lo, basta ligá-lo a uma tomada de 220 V. Se as baterias estiverem com 90 % de carga, o carro ficará recarregado em 30 minutos; com 50 % de carga, em duas horas e meia; sem carga, em dez horas.

O ITAIPU tem as condições básicas que se exigem de veículos especialmente concebidos para o uso urbano: razoável velocidade, boa autonomia e facilidade de recarga.

Segundo dados de 1974, um ITAIPU que rodasse 50 quilômetros em condições máximas de uso consumiria 3 KWh. Então, com as baterias reduzidas a zero, levaria dez horas para recarregá-las, gastando para isso Cr$ 3,00 o que representa seis centavos por quilômetro rodado; trata-se, pois, de um veículo bem mais econômico que os carros a gasolina.