1976 - Alberto Treiger, advogado, 28 anos, motociclista há oito anos, é o principal responsável pela Kawasaki - Esso, moto que correrá nas 24 Horas do Brasil, tendo como pilotos Eduardo "Kokito" Levi e Mauro Vasconcelos Cid, ambos do Rio de Janeiro.
De uma frustração no ano passado, quando tentou sem êxito levar uma moto de classe às 24 Horas, Alberto Treiger resolveu se organizar em forma de empresa e conseguiu um patrocínio de alto nível da Esso Brasileira de Petróleo.
A moto foi encomendada especialmente nos Estados Unidos e tem uma preparação Yoshimura 1.000cc com ignição eletrônica e escape 4 em 1. A moto da equipe Kawasaki-Esso, pintada com as cores da Esso, carenagem branca, com duas faixas, uma vermelha e outra azul, vai correr com o número 3. O kit Yoshimura que aumentou a cilindrada de 900cc para 1.000cc é a única preparação do motor que tem pistões especiais. No mais, a moto de Kokito e Mauro não tem mistérios. Os pneus são Dunlop K-81 e o freio traseiro é a tambor. No quadro foi feito um reforço, mas a balança é praticamente a normalmente usada nas Kawas de passeio.
Toda a assistência mecânica e de box será feita pelo mecânico Russinho, veterano em provas de 24 Horas, assistido por Azulão, Troca e João da Suvemoto. Na cronometragem a equipe tem Marli Azevedo e Luis Itaque. Um massagista e uma equipe médica do departamento de Medicina Esportiva da Universidade Gama filho são os responsáveis pela boa forma dos pilotos.
Do ponto de vista técnico competitivo, a dupla Kokito / Mauro ficará satisfeita em terminar a prova com boa colocação, sem quebrar a máquina. No Rio, a dupla formada pelos irmãos Muniz, Chaveta e Contrapino, que correm com outra Kawasaki 1.000 são os adversários mais sérios para a Kawasaki-Esso. Mas realmente a idéia é fazer uma boa corrida sem preocupação com o 1º lugar.
A Esso Brasileira de Pretóleo, após algumas experiências de patrocínios com carros, ainda no tempo do velho autódromo carioca, volta com a Kawasaki-Esso numa tentativa de êxito anunciando seus produtos 2T e Esso Super, a empresa pretende atingir um rendimento com que possa mais tarde prosseguir patrocinando motos de corridas.
Milton Bonano e Cleverson Valadão ambos da agência McCann-Erickson responsável pela conta da Esso, estão seguindo detalhadamente os preparativos com a moto, que inclusive foi pintada com orientação da agência. Tanto Bonano como Valadão consideram muito importante o esquema montado por Treiger, em forma de empresa para uma prefeita avaliação do trabalho desenvolvido pela equipe.