1980 - A rivalidade entre paulistas e gaúchos, que já está se tornando tradição na categoria, voltou a movimentar a 5ª e 6ª etapas do Campeonato Brasileiro de Fiat 147, disputadas em Interlagos. Só que foi a vez dos paulistas irem à forra: Luis Otavio Paternostro venceu a primeira dessas duas provas e seu companheiro de equipe Attila Sipos venceu a outra, assumindo também, embora por pequena diferença, a liderança do certame.
Essa rivalidade chegou a ponto do gaúcho Renato Connil, para favorecer outro gaúcho, Janjão Freire, ter batido propositalmente nos carros de Attila e Paternostro, na 5ª etapa, quando se encontrava uma volta atrás dos dois.
Suspenso por uma corrida, ele pôde, entretanto, participar da 6º etapa por ter sido beneficiado pela anistia concedida a todos os deportistas.
Na opinião de Attila, a rivalidade foi iniciada pelos gaúchos, nas duas etapas disputadas no Rio Grande do Sul (Porto Alegre e Guaporé). Em Guaporé, depois de eu vencer a primeira bateria, fui desclassificado com base em um video-tape gravado por uma televisão gaúcha. Como é que pode?
Mas o que de fato está acontecendo, para Attila, é que a equipe gaúcha Jardim Itália investe três vezes mais recursos que as outras, "e daí sua necessidade de justificar qualquer mau resultado".
Apesar dessa disparidade de investimento, Attila de 29 anos e um de nossos mais experientes pilotos de Turismo, confia na possibilidade de voltar a conquistar um título brasileiro (em 1976, ele foi campeão de Passat): "Estava só precisando de uma vitória como essa. Afinal, até aqui eu tinha vencido o maior número de baterias, mas nenhuma prova. Sem falar que na primeira estava suspenso e em outra fui desclassificado".
O líder do campeonato Aroldo Bauerman, que um dia antes havia participado dos treinos, não largou na quinta etapa. Acontece que, depois dos treinos, ele tomou um avião e foi a Porto Alegre e, quando quis retornar a São Paulo, na manhã seguinte, não havia teto, tendo chegado atrasado ao autódromo. É que na véspera da corrida, sua namorada fazia aniversário e ele não quis estar longe.
Enquanto isso, a jovem Ana Lúcia Walker não foi feliz em nenhuma das duas etapas disputadas em Interlagos. Na primeira, desistiu depois de se envolver num acidente com Artur Bragantini e Hélio Matheus, e na outra, quando estava em 10º, seu Fiat capotou na Curva do Sol, sem entretanto, lhe causar qualquer ferimento.
Artur Bragantini, o imbatível da Fórmula Ford, também pouco fez nas duas provas, justificando-se: "Corri com um carro de novato, sem preparação".
Interlagos Resultados da 5ª Etapa:
1º Luis Paternostro / Milano, Jack in the Box
2º Attila Sipos / Milano, Jack in the Box
3º Marcos Troncon / Funcional
4º Janjão Freire / Jardim Italia, Mobil
5º Antonio Fornari / Selenium
6º Jose Coelho Romano / Funcional
7º Artur Bragantini / Vetor
8º Nelson Silva /
9º Carlos Cunha / Fiorano
10º Telmo Maia / Metropolitana
1º Luis Paternostro / Milano, Jack in the Box
2º Attila Sipos / Milano, Jack in the Box
3º Marcos Troncon / Funcional
4º Janjão Freire / Jardim Italia, Mobil
5º Antonio Fornari / Selenium
6º Jose Coelho Romano / Funcional
7º Artur Bragantini / Vetor
8º Nelson Silva /
9º Carlos Cunha / Fiorano
10º Telmo Maia / Metropolitana
Interlagos Resultados da 6º Etapa:
1º Attila Sipos / Milano, Jack in the Box
2º Janjão Freire / Jardim Italia, Mobil
3º Murilo Pilotto / Metropolitana
4º Telmo Maia / Metropolitana
5º Celho Romano / Funcional
6º Luis Paternostro / Milano, Jack in the Box
7º Aroldo Bauermann / Transbrasil
8º Marcos Troncon
9º Renato Conill / Jardim Italia, Mobil
10º Antonio Fornari
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1º Attila Sipos / Milano, Jack in the Box
2º Janjão Freire / Jardim Italia, Mobil
3º Murilo Pilotto / Metropolitana
4º Telmo Maia / Metropolitana
5º Celho Romano / Funcional
6º Luis Paternostro / Milano, Jack in the Box
7º Aroldo Bauermann / Transbrasil
8º Marcos Troncon
9º Renato Conill / Jardim Italia, Mobil
10º Antonio Fornari
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