Ano passado ninguém falou que Rosberg usou a tática de chegar em segundo no final do campeonato. Comentei aqui no blog que Hamilton venceu as ultimas provas porque para o Rosberg não interessava a vitoria. A imprensa inglesa nunca admitiu isso, diziam que Lewis venceu porque era gênio e Rosberg era um piloto inferior. A alegação sempre foi: Lewis não venceu o campeonato por causa daquela quebra do motor. O que é uma inverdade. Rosberg venceu porque foi melhor, e só não abriu uma maior vantagem porque Lewis tirou os dois carros na Espanha e isso quebrou a sequência de vitórias do alemão. Aquela colisão foi um duro golpe para o Rosberg. Fora a mãozinha que o pessoal deu para o Lewis no México.
A única chance do Lewis nesse final de campeonato é ir para cima e brigar pela vitória. O segundo lugar na última corrida foi mal negócio. Na Malasia, Lewis perdeu 7 pontos, ficou em segundo porque não teve carro para atacar o Max. Essa história de que ele preferiu não brigar com o Max para não arriscar é papo furado. Se tentasse ia levar uma surra do Max. A RBR teve um desempenho muito superior ao da Mercedes, e ainda Verstappen teve uma pilotagem perfeita.
Qualquer previsão é um risco. Esse ano as coisas mudam rápido de uma corrida para outra. Depois dos Gps da Bélgica e Itália apostava na Mercedes. Mas em Singapura e Malásia, apesar dos problemas a Ferrari se mostrou melhor. Mudou tudo, ninguém pode garantir o que vai acontecer nas próximas corridas.
Bottas no Japão vai ter que trocar a caixa de marchas, perde cinco posições. Se acontecesse com o Lewis isso seria um problema.
No Japão Vettel e Hamilton vão ter que dar o máximo e tentar a vitória. Jogar com os pontos isso só deve acontecer no final, talvez na penúltima ou na última etapa do campeonato.