sexta-feira, 27 de outubro de 2017

WAKE IN FRIGHT


1971 - Amigos, "Wake in Fright" filme australiano dirigido por um diretor canadense é mais uma daquelas pérolas que o cinema dos anos 70 produziu. O "Wake in Fright" é uma espécie de "Deliverance" australiano, com enrabada e muito mais. Fica difícil definir o filme. Ele é um filme violento mas ao contrário de Deliverance, onde você sente um repulsa em relação aos "caipiras", em Wake in Fright você acaba até gostando dos caras.

O povo de Yabba é bem camarada. Se você tá sem dinheiro eles te pagam uma bebida, se você não tem onde dormir eles te hospedam em casa. Pode acontecer deles de enrabarem a noite, mas no dia seguinte eles salvam a tua vida. Não dá para odiar essa gente.

"Wake in Fright" diz muito sobre a psique humana, sobre o que acontece nos cantos selvagens do mundo, sobre a solidão, amor, sexo, a morte e a amizade.

O filme que já tem 45 anos, foi muito criticado pela forma como ele retratava as pessoas do interior da Austrália e pela matança dos cangurus (tudo real, a filmagem da caçada noturna ao canguru é assustadora e perturbadora).

No elenco um desempenho notável do veterano ator Donald Pleasence, como o médico alcoólatra, 'Doc' Tydon. Ele é um personagem que desperta interesse e simpatia no telespectador, bem como repugnância e ódio. Sensacional! *****