sexta-feira, 5 de janeiro de 2018

RETIRADA SEM ANÚNCIO




Uma das coisas que Juan Manuel Fangio lamenta é que Emerson Fittipaldi não se tenha retirado antes do automobilismo, quando estava no auge da carreira.

Como ele, com Fangio, quase aconteceu a mesma coisa, ou seja, continuar correndo apenas para manter o prestígio de uma fábrica, a Maserati, com a qual conquistou o título de 1957.

Em 1958 disse ao pessoal da fábrica que continuaria correndo se provasse que o carro era bom. O teste deveria ser feito no Circuito de Reims, na França, o autódromo em que havia estreado em 1948.

Fangio sentiu que o carro já não era seguro e parou no boxe com a embreagem quebrada. Disse aos mecânicos que abandonaria a prova, mas fizeram-no retornar à pista apenas para manter a máquina na corrida.

Fangio tinha dificuldades para engatar as marchas e começou a perder posições e também começou a pensar em parar de correr.

"Em Reims há uma reta muito grande onde temos tempo de pensar. Sem embreagem, eu fui vendo que o público não entendia meu mau desempenho, mas isto não importava pois era um campeão correndo. Apenas a fábrica tinha interesse em manter o carro na pista, para manter o prestígio".

"Pensei também em meus pais, que estavam em Balcarce, tanto tempo longe de mim e nos meus 47 anos de idade. Quando parei nos boxes, chamei o mecânico e disse que havia tomado a decisão de abandonar o automobilismo. Acho que sai na hora certa, pois consegui cinco títulos e estava inteiro. Acho que foi sorte demais e também uma alegria muito grande o que consegui com o automobilismo".