segunda-feira, 4 de junho de 2018

DANÇA DOS ASSENTOS




Pessoal, um rápido comentário sobre as mudanças de pilotos para o próximo ano. 

Daniel Ricciardo até o momento tem sido o melhor piloto da temporada. Em seis etapas ele conseguiu dua vitórias, 1 pole position e três voltas mais rápidas. O que é um grande feito para quem tem o terceiro carro na hierarquia de forças. Ele ainda sofreu em duas etapas sendo obrigado a abandonar essas corridas.

Sem contar que ele tem como companheiro de time Max Verstappen, um piloto arrojado e rápido. Até agora não teve moleza, e é constantemente pressionado pelo holandês, enquanto Hamilton e Vettel em nenhum momento foram incomodados pelos seus respectivos companheiros. Kimi na Ferrari sempre é preterido em relação ao Vettel e na Mercedes isso até agora não foi necessário, mas com 50 pontos a menos, Bottas vai ser sacrificado em favor de Hamilton. Na Red Bull, apesar do xodó ser o Max, não existe 1º ou 2º piloto, isso é mais um ponto a favor de Ricciardo.

Dito isso, então, esse negócio de dizer que Ricciardo não tem para onde ir é papo furado. É o que o Hamilton anda falando, o que é estranho para quem ainda não tem um contrato garantido, afirmar uma coisa dessa.

Quando da saída repentina do Rosberg a equipe ficou refém do Hamilton, não tinha ninguém naquela época para substituir à altura o piloto inglês. Mas agora a história é diferente, eles tem um piloto do mesmo nível e com o bônus de ser "mais barato" e mais jovem. Hamilton já aparenta estar em fim de carreira enquanto Ricciardo tem ainda muitos anos pela frente.

Na minha opinião quem está travando as negociações de um novo contrato é o Hamilton, o que é um risco para ele. Porque vai chegar uma hora em que a Mercedes vai dar um basta, mandar o Hamilton passear e fechar pela metade do preço com o Ricciardo. Nessa altura dos acontecimentos, Hamilton não esta mais na posição de dar as cartas. Como inteligência não é o forte dele, a coisa pode acabar mal. Nesse momento que dá as cartas é Ricciardo.

E a cada corrida a coisa só melhora para o australiano. Em Monaco, além da vitória, mostrou que sabe superar problemas. teve calma para contornar o problema de motor. Coisa que o Hamilton não sabe fazer. Lembram do caso do "volante"?

E a situação da Mercedes é diferente da Ferrari. Na Mercedes quem está sem contrato é o piloto número 1, enquanto na Ferrari, é o número 2. O que isso significa? Significa que, quem está mais preocupado com a renovação de contrato é o time Mercedes. O que indica que a situação do Hamilton é mais desconfortável do que a do Vettel em relação a da ameaça de Ricciardo.

Para o Daniel Ricciardo, continuar na Red Bull é burrice. Ele só fica se não tiver proposta da Mercedes ou Ferrari. Não adianta a RBR oferecer mais dinheiro, prometer carro competitivo, etc.

A Red Bull não tem motor, e sem motor hoje em dia você não vence campeonato. E a equipe nem sabe com que motor vai correr em 2019. Tem duas opções: Honda e Renault, só que nenhum dos dois esta no nível de performance de um Ferrari e Mercedes.

Então por que Daniel Ricciardo renovaria com a Red Bull?

No caso da Ferrari, Sebastian Vettel já saiu da sua zona de conforto. A paciência do time italiano como o alemão já está chegando no fim. Esse ano Vettel não tem a desculpa que o carro não é competitivo.

A possibilidade de ter Daniel Ricciardo como companheiro no próximo ano deve estar tirando o sono dele. E só lembrar que nos anos de Red Bull, mesmo com ele sendo o número 1 do time, levou uma surra do Ricciardo.

E se a Ferrari contratar o Ricciardo, não vai ser como número 2.

Manter o Kimi no time, na minha opinião é burrice. A única possibilidade que vejo para isso acontecer seria se o time for campeão.

Mas aí tem um problema. Do jeito que o campeonato está, a decisão só deve ocorrer nas últimas etapas e a questão do contrato do Ricciardo deve ser resolvida até no máximo final julho. O que significa que a Ferrari teria que contratar Ricciardo sem saber se Vettel conseguiria vencer esse ano o campeonato.

E se a Mercedes for bem mas próximas pistas, a fritura dentro da Ferrari vai aumentar.

É um risco manter o Kimi no time se eles não conquistarem o título esse ano. Vocês estão entendendo o problema? 

Se o Vettel vence, tudo bem. Vai ser carregado nas costas e vai ganhar estátua em Maranello. Mas e se perder de novo para a Mercedes, como é que fica? Mais um ano com essa dupla. Vettel desgastado por ter perdido mais uma, e Kimi beirando os 40 anos não vai ter mais condições de ser campeão mundial outra vez.

Se o Kimi parar agora sai por cima. Vai ser lembrado para sempre. É esse o momento certo, sair enquanto está pilotando bem. É mal negócio para ele e para a Ferrari um possível prolongamento de contrato por mais um ano.

E para o lugar do Kimi no ano que vem só existe um nome: Daniel Ricciardo.

Outro cara que esta na hora de cair fora é Fernando Alonso.

Se continuar mais um ano na Mclaren o desgaste será grande para ele e para o time.

Agora eles (Zak e Fernando) não tem mais em quem jogar a culpa.

No tempo da Honda era fácil e agora como fica?

Fernando vai gritar no rádio "chassi de GP2", e o Zak vai aturar Alonso correndo de "Le Mans", "Stock Car", "Patinete no Gelo", Triplice Coroa .....daqui a pouco o espanhol vai querer unificar o cinturão do CMB (Conselho Mundial de Boxe) e AMB (Associação Mundial de Boxe),

Para o Alonso acabou, é melhor cair fora agora com a desculpa de que não tem carro para ser campeão.