sexta-feira, 28 de fevereiro de 2020

STORM THORGESON

28 / 02 / 1944




Essa foto clássica encomendada pela EMI em 1997, para anunciar de forma inteligente o lançamento do catálogo “ back ” do Pink Floyd,  foi tirada em uma piscina interna privada em Putney (bairro de Wandsworth em Londres) pelo fotógrafo Tony May em 1996. Seis modelos nus tiveram a arte da capa de seis álbuns do Pink Floyd pintados nas costas pelo artista Phyllis Cohen .

O conceito e o design originais da pintura das  capas dos discos do  Pink Floyd nas costas dos modelos foram concebidos por  Finlay Cowan,  que trabalhou no Stormstudios com o  artista gráfico do Pink Floyd de longa data,  Storm Thorgerson .

Da esquerda para a direita… 

Atom Heart Mother (1970), Relics (compilation – 1971), Dark Side Of The Moon (1973), Wish You Were Here (1975), The Wall (1979), Animals (1977).


Ao falar sobre a foto Storm Thorgerson disse:

"A ideia surgiu quando fomos contratados para anunciar o catálogo do Pink Floyd em 1996. Há um incrível senso de humor no campo do Floyd, e eles decidiram que o catálogo "backs" deveria ser literalmente, o catálogo nas costas". "Então eles me contrataram para fotografá-lo, para um cartaz promocional."

“Era difícil saber como usar as imagens de capa dos álbuns novamente. Você não pode distorcê-los demais, ou eles se tornam irreconhecíveis. A idéia de "costas" parecia ser uma boa maneira de apresentar as imagens em um contexto ligeiramente diferente, mas ainda relativamente claro. Levamos uma eternidade para pintar as meninas: elas tinham que ficar quietas por cinco ou seis horas, enquanto as costas eram pintadas pela muito experiente Phyllis Cohen ."

Storm Thorgerson com David Gilmour e Roger Waters ...




David Gilmour, Richard Wright and Storm Thorgerson