quarta-feira, 3 de junho de 2020

20 FILMES QUE MARCARAM MINHA VIDA

#4  "Nikutai no Mon" (1964)
             ”にくたい の もん”






Does feeling human mean you can't go on living?


Sentir-se humano significa que você não pode continuar vivendo?




Pessoal, Akira Kurosawa é gênio, mas meu diretor japonês preferido é Seijun Suzuki.

"Nikutai no Mon" (título original), "Gate of Flesh" (internacional) e "Portal da Carne" (no Brasil) é a obra prima do diretor.

Tóquio após a Segunda Guerra Mundial, devastada, enormes áreas de favelas, o povo em absoluta pobreza e fome. Uma cidade onde só os mais fortes sobrevivem. Crimes, assassinados, suicídios e prostituição forçada numa sociedade destruída.

Assim como Roberto Rosselini capturou a tragédia e sofrimento civil do pós-guerra em Berlim no seu (Germania anno zero, 1948), o diretor Seijum Suzuki  nos oferece um olhar realista do desespero desenfreado da mera existência em uma Tóquio arrasada pós Segunda Guerra Mundial.

É deprimente, brutal e chocante. Seres humanos, verdadeiros despojos de guerra !!!

O elenco japonês faz um excelente trabalho. No papel principal a deliciosa Yumiko Nogawa como Maya. Numa das cenas mais fortes do filme, Maya estupra o capelão do exército dos EUA.

Seijun Suzuki equipara-se ao diretor americano Samuel Fuller que fez filmes de baixo orçamento, com temas controversos. Dentro dos limites restritivos do sistema de estúdio japonês, Suzuki foi capaz de encontrar sua própria sensibilidade criativa.

É cultuado por cineastas aclamados como Martin Scorsese e Quentin Tarantino.

Aposto que o diretor Francis Coppola inspirou-se nesse filme para a cena do "abate" do Búfalo no seu "Apocalypse Now".







O diretor Seijun Suzuki (1923 - 2017)


Suzuki filmou o seu "Giappone anno zero"