A temporada de 2020 não trouxe novidades, foi o mesmo do mesmo ...
Aquela chatice de você já saber quem vai ser o campeão antes da temporada começar.
As corridas foram chatas, a não ser quando acontecia algo fora do script...chuva, carro de segurança, acidente ...etc
Mas isso não torna um campeonato interessante
o que despertaria interesse e traria emoção de verdade ...seria uma disputa pelo título ...coisa que não acontece desde 2016.
Por isso, escolhi como o ponto alto da temporada, a entrada de George Russell na Mercedes.
Aquele GP foi o melhor do ano, foi o "diferente", onde vimos uma "coisa nova" ... que trouxe de volta "emoção" à F1.
George Russell superou minhas expectativas. Ele acabou com aquele "marasmo" que imperava no time Mercedes.
Onde nos tínhamos um piloto superprotegido, tratado como um "reizinho", que vencia com facilidade, sem muito esforço, já que tinha um carro 2 segundos mais rápido, com um companheiro de time "passional" que era constantemente humilhado, e que aceitava passivamente essa humilhação.
Nunca duvidei que Russell fosse capaz de "dar conta do recado" ...mas nunca imaginei que fosse daquela forma !
O GP do Sakhir não poderia ter sido melhor para George Russell.
Apesar do erro da equipe ter-lhe custado uma vitória, o resultado final foi excelente, já que serviu para testá-lo em "situações extremas".
Em primeiro lugar, mostrou uma rápida adaptações ao carro, e um entrosamento excelente com o time.
Saiu de um carro (Williams FW43), com o qual disputou 2 temporadas, direto para o Mercedes (W11) tendo somente 3 dias para modificar o seu estilo de pilotagem, já que FW43 exigi uma pilotagem "diferente" do W11.
É como pular de um fusquinha para um Maverick V8. Exigi adaptação, pois no ruim FW43 você precisa ser mais "agressivo" na pilotagem e "correr mais risco", para "compensar" as deficiências do carro. Enquanto com o W11, o melhor carro do grid, só exigi "mais finesse"...
Outro "ponto positivo" desse excelente piloto: mostrou "calma" mesmo sobre intensa pressão.
A começar pela "ansiedade" da sua estreia na Mercedes. A pressão era muito grande, porque ele iria pilotar o "carro campeão do mundo", gerando altíssima expectativa, muito diferente de você sentar numa "Racing Point" por exemplo.
A cobrança na Mercedes é maior: era vitória ou 2º lugar. Nenhum outro resultado seria "aceito".
Um risco muito alto para um jovem piloto na sua 2ª temporada de F1, acostumado a disputar as últimas colocações.
Um resultado ruim poderia "queimá-lo" para sempre. Mas ele mostrou maturidade e não desperdiçou essa oportunidade de ouro. Saiu consagrado !
No sábado fez "primeira fila", numa classificação muito "apertada" ficando a 0.026 de conquistar a pole position, e conseguindo manter-se à frente de Max Verstappen por ínfimos 0.030 ! Ninguém vai poder alegar que foi uma classificação fácil, pelo contrário foi disputadíssima.
Se ele foi "maravilhoso" no sábado ...no domingo foi "soberbo" !
Largando do lado sujo da pista, tomou a ponta na largada "com autoridade"...
Passou por "maus bocados" durante a prova. Mas nunca perdeu o controle. Não fez bobagens.
Não se deixou abalar pelo primeiro imprevisto no pitstop. Sem perder a calma e a cabeça, voltou para a pista, fazendo um fantástica corrida de recuperação ...
...deu um "passadão" na outra Mercedes, que deixou o Bottas "fora de órbita" !
Depois de fazer tudo isso, ainda tem "especialista" dizendo que ele não está pronto para assumir uma Mercedes! uma piada né
E aqueles que "afirmam" que o fantástico desempenho foi consequência da pista ser fácil..
hahahahaha ... santa ignorância !
A pista foi "uma novidade" para todos. Ninguém tinha corrido lá.
Nenhuma equipe tinha "informação naquela pista". Todo mundo teve que começar do "zero".
O que só contribui para engrandecer ainda mais o feito do Russell ...
já que aqueles 40 computadores no fundo do box, não tinha um "dossiê" pronto daquela pista ...
Como em Spa, por exemplo, onde as equipes correm todo o ano, e já possuem o "setup" prontinho do circuito ... o que seria de grande ajuda para um piloto que só teria 3 dias de preparação para a corrida.
nem isso o George teve para ajudá-lo !!!!!!
pista fácil ...hahahaha...inventa outra !
A NOVELA DO CONTRATO
19 pilotos já tem contrato assinado, só falta 1 ...justamente aquele do carro campeão
esse deveria ter sido o primeiro a ser renovado ... mas acabou sendo o último
teve a desculpa do "desemprego em massa", muita gente perdendo emprego, então não faria sentido "discutir contrato milionário" naquele momento (sic) ....
depois foi a "falta de tempo" ... em razão da "agenda cheia"!
disseram que só "faltavam detalhes" ...
agora foi estabelecido "novo prazo", na pré-temporada.
daqui a pouca o "limite" será o 1º treino livre na sexta ! hahahahaha
Vou dar o meu palpite:
claro que a "grana" é um dos motivos ...
mas não é o principal na minha opinião.
A Mercedes não quer pagar o que o Hamilton exige, mas mesmo a fábrica oferecendo menos ...ele ainda será o piloto "mais bem pago"...
então dinheiro não é empecilho !
o que está "travando as negociações" é 2022 !
sabe porque?
por que em 2022, a Mercedes quer colocar o Russell no lugar do Bottas ...e o Lewis não aceita isso !
pode apostar que é isso aí
O Hamilton já declarou que quer continuar por mais "10 anos" na F1...
... com Bottas ao seu lado ! hahaha
Ele não aceita ter o George Russell como companheiro, porque ele viu o que aconteceu em Sakhir !
o estrago que foi aquilo !
imaginem uma temporada completa tendo o George no seus calcanhares!
o "mito" se desmanchando como um castelo de areia ...
Só que não faria sentido a Mercedes deixar o Russell "eternamente" na Williams !
O próximo ano, tudo bem ...já que tem a desculpa do "contrato assinado" do Bottas, mas
para além de 2022, não tem mais desculpa !
Pode escrever o que eu estou dizendo ... nós nunca veremos uma dupla Hamilton/Russell na Mercedes
Hamilton em hipótese alguma vai aceitar isso.
Na minha opinião, se ele renovar vai ser só por 1 ano, porque em 2021 Toto Wolff já garantiu para ele que Bottas fica na equipe.
Outra certeza, é que este será o último ano do finlandês na Mercedes.
2022 é o ponto principal
se Hamilton renovar por 2 ou 3 anos vai ter um companheiro diferente em 2022. 99% de chance de ser o George Russell.
só que ele "não concorda com isso" !!!!!!!!!!!!!
Antes do GP de Sakhir a discussão maior era sobre no valor do contrato $ (money) ...
Após o GP de Sakhir a discussão mudou para quem será o 2º piloto da equipe em 2022 ...
isso que está dificultando a assinatura.