Boa noite pessoal,
Correr na chuva é foda !
Tem piloto que fala que gosta ... papo furado !
nenhum piloto gosta de chuva.
Chuva é loteria ... vc pode contornar do mesmo jeito uma curva 100 vezes sem rodar ...e na 101 ir parar no guard-rail !
ou, estar numa reta de pé embaixo ... e daí um segundo, perder toda a aderência do carro e virar "passageiro" ...
No seco, dependendo do seu talento ... vc tem um total controle do carro
já na chuva ... não é só habilidade ... é preciso ter sorte !
A primeira vez que corri na chuva, foi em Interlagos num domingo que caiu um toró daqueles ...
quando chove lá em Interlagos...não é chuvinha, é temporal !
Lembro que na hora de sair para o grid, o meu mecânico perguntou quantas libras eu queria nos pneus ...
respondi: sei lá !
eu nunca tinha andado no molhado, nem em treino !
a única coisa que eu sabia era que tinha que amolecer o carro ...mexer na suspensão, barra etc ...
seguindo essa "lógica", falei pra esvaziar os pneus ...
recordo, que depois que disse isso ...ele me olhou e falou:
"O Chiquinho Lameirão, na chuva, mandava "encher os pneus" ...
Acontece que esse mecânico, já tinha trabalhado com o Chiquinho,
aí eu pensei ... pô, o Chiquinho ganha corrida, então ..."mete libra" !!!!
A primeira volta foi um sufoco !
Uma chuva daquelas, e a drenagem de antigamente, praticamente não existia
na hora que a gente entrou no Retão, eu não enxergava nada ...
estava colado no cara da frente, mas só via a sua luz de chuva
pra saber se estava indo em "linha reta" ... com o canto do olho, ficava olhando aquela linha branca pintada na beirada da pista ...se o cara da frente errasse o caminho ...eu ia junto !
Chegamos na Curva 3 ... uma maravilha !
quando o pelotão começa a frear, a cortina d'agua baixa ...e vc enxerga tudo ... a curva, os ponteiros lá na frente ...
o único problema ... é que aquela Curva 4, virava um lago ! uma "cachoeira" descia da "junção" ...e "represava" na 4 !
aquilo virava um "piscinão de Ramos" !
vencida a "lagoa" ... é hora do pelotão começar a acelerar de novo... e a cortina d'agua levanta novamente
um "lava-jato" na reta entre a 4 e Ferradura ...o ponteiro do conta-giros "enlouquece" cada vez que você passava num dos vários "rios" que desciam lá de cima do morro ... quando o carro "atravessava" um deles, o giro do motor ia lá prá cima !
Prá piorar, corremos depois dos D3 e ... "água e óleo" não se misturam !!!!
Passado o "susto inicial", depois que o pessoal separa um pouco, a coisa fica mais fácil...
O importante foi que consegui terminar a prova, considerei "quase" como um vitória, já que nunca tinha andado no molhado.
E não é que o Chiquinho tinha razão ! ...na chuva vc tem que aumentar a pressão dos pneus
Tremendo piloto o Chiquinho Lameirão ... sabe tudo de automobilismo
pequenino igual ao Prost ... mas um gigante atrás do volante !