quarta-feira, 4 de agosto de 2021

FORMULA FIAT

 


Boa tarde pessoal,

Quando a VW deixou as competições, a  Fiat criou uma nova categoria de monoposto para substituir a antiga Fórmula 1300.

Com a extinção do Torneio Passat, vendi meu Passat Divisão 1 e decidi apostar nessa nova categoria,  disputando as duas primeiras temporadas.

Por ser uma categoria recém criada, não precisaria investir muita grana e como nas primeiras provas haviam poucos carros inscritos, achei que teria mais chance no campeonato. A Coca-Cola que foi a patrocinadora, oferecia bons prêmios para os regionais.

Comprei um chassi Ventura, e eu mesmo preparava o motor. Só no fim de semana, levava um mecânico para ajudar. Dava para fazer o campeonato sem gastar muito.

O construtor Ventura fez um chassi tipo monocoque que parecia um F1. O cara era uma figura, ele adorava a Renault Turbo do Prost. Quando fui na oficina comprar o carro, ele veio com umas revistas importada me mostrando as coisas que ele copiou do Renault ...hahahaha

O chassi era tudo chapa de alumínio rebitada ...quando terminava a corrida vc tinha que pegar a rebitadeira porque a vibração soltava todos os rebites ...se batesse não sobrava nada ..

Lembro que numa sessão de classificação num sábado, eu entrei na Curva 1 atrás de um piloto chamado Flavio Pulga que usava o mesmo chassi. Quebrou alguma coisa na suspensão e o cara não fez a Curva 2...foi reto e deu tremenda porrada no guard-rail ..deu sorte e só quebrou o pé !

Na semana seguinte fui na oficina do Ventura, e vi o estado que ficou o chassi do cara ...não sobrou nada!

No final da temporada resolvi voltar para o Turismo na Hot-Car (antiga divisão 3) ...


P.S. Achei essas fotos que um amigo tirou e deu saudades da "velha Interlagos" ...com a Ferradura, Subida do Lago, ainda com os dois lagos (antes da drenagem do menor) vc passava no meio deles, uma curva que "bem feita", você  entrava forte na reta oposta e ganhava tempo nesse trecho do Sol, até o Sargento ...um harpin com uma freada violenta, que começava em descida e acabava em subida ... que pista fabulosa !