segunda-feira, 25 de outubro de 2021

MAX: CLASSE ... MUITA CLASSE !

 


Bom dia pessoal,

Vou fazer um comentário geral sobre o fim de semana no Texas.

Começo pela curva 1 de Austin.

Ali tem um problema sem solução. O pole precisa abrir pelo menos um carro de distância entre a linha de partida e a entrada da curva. Se não fizer isso o carro do lado de dentro leva vantagem. É só o piloto "embarrigar" a trajetória, obrigando o outro a sair da curva.

Você pode mudar o pole de lugar, mas tem o problema do lado sujo da pista. Na minha opinião, o "ângulo" daquela curva é que está errado. Sem falar do problema da saída de box, que também é crítico e obriga um cuidado "extra" pelo piloto do carro que está saindo.

Na largada de ontem, o tempo de reação dos dois pilotos foi idêntico, mas o Mercedes tracionou melhor na subida, fazendo com que os dois carros chegassem juntos na curva 1. O Hamilton embarrigou a curva obrigando o Verstappen a sair da trilha. Não é nada ilegal, o Hamilton já tinha feito o mesmo com o Rosberg em 2015, mas sempre será um problema para quem está por fora.

Você pode punir um piloto durante a corrida (caso Alonso), mas fica impossível punir alguém na largada pela mesma atitude ...

A FIA removeu as  “zebra-salsicha” para evitar que metade do grid ficasse de fora da corrida na largada.

O incidente do Alonso e Kimi foi igual ao do Hamilton/Rosberg em 2015. Fica difícil você punir o cara que está por dentro. E o piloto que está por fora, também não pode simplesmente tirar o pé e deixar o de dentro sair na frente.

Aí vira aquela "bagunça" que aconteceu ontem, com o Masi convocando uma reunião para debater o caso.

Só que não tem nada para ser conversado, já que o problema é o "ângulo errado da curva" ...


SEXTA-FEIRA: DORMI PENSANDO NISSO


Pessoal, tô "encucado" com aquela sexta-feira ...

aquele massacre da Mercedes sobre os outros "mortais" ...tá estranho

Fica difícil a gente analisar tomando como referência o sábado e o domingo.

Sem o Bottas (fora do jogo), que foi o melhor Mercedes da sexta...fica difícil traçar um paralelo com a Mercedes do Lewis.


SPOILER - recomendo que os fãboys não leiam o trecho abaixo ...porque eles não irão entender o meu comentário ... hahahaha


Foi emocionante a disputa entre Red Bull e Mercedes no domingo, só que ...a gente não "sabe" se o Hamilton estava "tirando tudo" daquele Mercedes ...

Porque na sexta eles foram 1 segundo mais rápido do que o resto ....

deram uma surra nas RBR e no resto do grid....

aí ... no sábado o Verstappen ficou com a pole ...e um Verstappen "meia-boca",  já que o Checo estava na cola dele e chegou até a ser mais rápido em uma ocasião ...(Horner até acreditou numa possível pole do mexicano) ... 

estranho né !!!!!

Um Verstappen "meia boca" superar um Mercedes que foi "1 segundo" mais rápido no dia anterior.

Duvido que a Red Bull tivesse capacidade ou algum "truque" que fizesse o carro melhorar 1 segundo "de um dia para outro" !!!!!!

NINGUÉM FAZ MÁGICA EM CORRIDA DE CARRO !!!!!

No sábado, como eu comentei no post anterior, o Bottas não se esforçou na classificação, já que a Mercedes tirou dele, qualquer chance de vitória com aquela "troca estranha" de componentes do seu motor.

Digo, estranha ...porque o carro dele na Turquia estava "um relógio" ... e não foi páreo para as Red Bull!

Terminada a corrida de Istambul ...era só levar aquele Mercedão num Lava-Rápido ...mandar uma lavagem completa ...passar "pretinho" nos pneus ...e o carro estava pronto para Austin.

Chegou no Texas ...e no TL da sexta ...foi  o mais rápido ...com "sobra" de 1 segundo !

QUE PROBLEMA A MERCEDES VIU NAQUELE CARRO !!!!!!!!

Ai resolvem "trocar peça do motor" ...de um carro que venceu a última corrida e foi o mais rápido do TL na sexta ...ESTRANHO NÉ !!!!!!!

Você troca peça de carro que apresenta problema ...não quando o carro está bom !


Resumindo:

A questão que eu levanto é a seguinte ...

Será que a Mercedes não tinha o melhor carro em Austin, 

e Lewis só não venceu aquela corrida porque não estava extraindo 100%  do carro?


Vamos ter que esperar a próxima corrida para ter uma resposta

espero que essa vantagem que a Mercedes teve na sexta-feira em Austin não se confirme no México

seria muito ruim para o campeonato ...torço por um equilíbrio de forças entre as duas equipes.