domingo, 14 de agosto de 2022

MEMORABILIA

 

PRIMEIRO CAPACETE FECHADO FABRICADO BRASIL


Bom dia pessoal,

Hoje eu vou mostrar uma relíquia para os leitores 

Esse capacete da foto, foi o primeiro capacete fechado fabricado no Brasil 

é um Induma ... uma "casquinha" de fibra de vidro, com isopor dentro


Foi o primeiro capacete fechado que eu comprei ...nos anos 70

usei ele por uns 3 anos .. até o forro estragar

quando forro ficou no "bagaço" ...eu levei para um "tapeceiro", aqueles que fazem banco para carro... e a costureira da oficina me fez um forro novo


Lembro que quando eu fui buscar, ela disse:

nunca mais me traga um capacete !!!!! deu trabalho para fazer isso ...não faço mais!!!! hahaha

e não é que o forro novo ficou melhor que o original !

o capacete encaixava certinho na minha cabeça ...ficou tão bom que eu ainda usei por muitos anos ...


naquela época, ninguém trocava de capacete ...a gente comprava um e usava até estragar !

não existia loja que vendesse equipamento para piloto de corrida ...

eu comprei esse numa loja que vendia Lambretta !


Macacão a gente usava aqueles de "frentista" de posto de gasolina !

O primeiro macacão de material Nomex que eu usei foi um do Jacques Laffite !!!!!

Fiz um "rolo" com um piloto de FFord ...vendi um "comando" de valvula para o sujeito, e peguei o macacão como parte de pagamento.

Como o cara conseguiu eu não sei ...deve ter comprado de algum mecânico após um GP Brasil


Agora vocês imaginem o "estado" do macacão ...

O Jacques Laffite correu com ele ...o piloto brasileiro de FFord que comprou, também usou bastante... e depois que foi vendido prá mim ...ainda usei por um tempão !!!!

... usei até rasgar ! hahahaha

o único problema era que o sangue do Laffite era diferente do meu ...e no macacão de antigamente eles bordavam o tipo sanguineo ...

para resolver o problema ...eu colei um adesivo da "STP" em cima do nome ...hahaha!

fiz "propaganda" de graça !


Como eu falei, naquela época não tinha loja especializada... a gente, na maioria das vezes fazia "rolo" nos autódromos ...

ou pedia para alguém que viajasse para o exterior trazer.

Quem tinha "grana" usava equipamento melhor, já o resto, improvisava ...

o cinto de segurança do meu D3, era cinto de "paraquedista" que a gente adaptava para usar no carro !

ninguém se preocupava com segurança ...

era melhor gastar o dinheiro num carburador novo ...do que gastar em capacete !