Bom dia pessoal,
Ainda sobre o GP de Singapura, resolvi falar um pouco mais da corrida
CARLOS SAINZ
Vou começar pelo Carlos Sainz, que foi muito criticado, mas na minha opinião, fez uma corrida inteligente
Ele largou na 4ª posição, superou Lewis Hamilton que largou em 3º e terminou a corrida na 3ª colocação
Fez o melhor que podia naquelas condições, sem correr riscos desnecessários, já que a sua frente, na 2ª colocação estava seu companheiro ...
Na faria sentido ele "atacar" Leclerc, já que este tem um carro igual, num circuito onde é praticamente impossível ultrapassar, numa condição de pista molhada onde as dificuldades eram maiores.
Não adiantava ele andar "colado" no Leclerc porque não conseguiria ultrapassá-lo ...então, fez a coisa certa, diminuiu o ritmo, já que Lewis que estava atrás, também não conseguia superá-lo !
Lewis (que reclamou da lentidão) acabou errando sozinho e batendo no muro ...enquanto o "lento" Sainz (inteligente) subiu no pódio !
MAX VERSTAPPEN
Max Verstappen, que largou em 8º, sofreu um problema mecânico na largada e caiu para o fim do grid
Fez uma corrida de recuperação, até chegar atrás do McLaren de Lando Norris, que, apesar de ser um carro mais lento do que a Red Bull, Verstappen não conseguia superá-lo durante o andamento da prova, ficando várias voltas atrás ...
A melhor chance para tentar alguma coisa seria numa re-largada ... e foi lá que Max tentou
mas por causa da pista úmida fora do trilho e por alguns "bumps", ele passou reto na freada
Nada a ver com "afobação" ou outra besteira que estão dizendo por aí ! Ele tentou na re-largada porque era o melhor momento para isso !
CHARLES LECLERC
Dizer que Checo Perez venceu porque a Red Bull tinha mais carro que a Ferrari, é outra "bobagem" !
Charles foi o mais rápido na classificação, largando na pole ...mas
vacilou na largada perdendo a liderança já na primeira curva ...
se Verstappen não conseguiu superar um McLaren (mais lento) ...Leclerc não conseguiria superar uma Red Bull ...perdeu a corrida na largada!
na hora do pitstop, parou fora do lugar certo, custando uma parada mais lenta ...
Teve uma outra chance de vitória no final ...mas também "desperdiçou" !
Quando a equipe Ferrari avisou da punição de Perez pelo rádio, pediu que Leclerc ficasse a mesmo de 5 segundos ...
só que nesta hora o monegasco cometeu uma série de erros na aproximação...
tentava encostar no Perez, usando a vantagem do DRS...mas cometia um erro numa curva, e Perez voltava a abrir ... contei pelo menos umas 4 vezes !
encostava ...errava uma curva ...e Perez abria !
não precisava ultrapassar, era só chegar colado no Perez ...
CHECO PEREZ
Para finalizar, a punição para Checo durante o safety car ...
Acho uma absurdo, esse tipo de punição
Pelo que entendi, a causa da punição foi porque o piloto não respeitou 10 carros de distância
Naquela condição de pista, com pneus que trabalham numa estreita faixa de temperatura, aquecimento dos freios, atrás de uma carro de segurança muito lento, num circuito de rua ...fica muito difícil gerenciar essa distância com a preocupação em gerar temperatura para pneus e freio ...
Melhor usar só o Virtual SC ...que evitaria esse tipo de problema
Não encontro motivo para a utilização do Safety Car físico ...a não ser para publicidade da marca do veículo!