terça-feira, 13 de agosto de 2024

COPERSUCAR ... MITO & FOLCLORE !

 

BRAZILIAN RACING TEAM ou FITTIPALDI TEAM ?


Bom dia,

Hoje vai ter polêmica aqui no blog ...

COPERSUCAR - FITTIPALDI !

Quando leio algum comentário sobre o time Fittipaldi de F1 ...

tem sempre alguém procurando um bode expiatório para o fracasso do time (que na minha opinião só teve um culpado: os irmãos Fittipaldi)

Exemplo:

O Ingo dá entrevista dizendo que a imprensa "massacrou" a equipe ...

O Emerson idem ... o Wilsinho falava a mesma coisa ...

Fica parecendo que o "único culpado" pelo fracasso do time foi a maldita "imprensa brasileira" !


A imprensa brasileira não tem culpa de nada !

Ela só reportava o fraco desempenho do carro !

Você quer que a "imprensa" elogie a atual "seleção brasileira" depois de tomar aquele "chocolate" na Copa América !?!

Ninguém vai elogiar um time que foi derrotado ...

A imprensa só fez o trabalho dela.

Sendo assim, "culpar" a imprensa é folclore ! ... não foi ela a culpada pelo fracasso


Eu não estava lá dentro do time para saber o que aconteceu ... vivi aquela época, minha opinião é de um cara do sofá de casa


Até hoje eu tenho uma dúvida:

Foi uma "equipe brasileira" ou uma "equipe dos Fittipaldi" ?


Eu fico com a "segunda" opção !

Para mim ... foi uma "equipe dos Fittipaldi" ...

Porque o nome do time não era: 

BRAZILIAN RACING TEAM ... a equipe chamava COPERSUCAR-FITTIPALDI e foi criada pelos Fittipaldi.


Naquela época ... era até comum ...piloto montar um time de F1

exemplos:

EMBASSY - HILL, BONNIER, SURTEES, TEAM MERZARIO, PARNELLI JONES ...

Se você for ver o histórico dos Irmãos Fittipaldi ... desde o início eles sempre tiveram vontade de construir o próprio carro, ter a sua equipe ...

foi assim com os Kart ... Fitti- Volks, Fitti- Porsche ...Fitti- não sei o quê!

Eles sempre tiveram interesse por construir os carros, ser proprietário da equipe ...


Por isso ...acho um pouco "exagerado" dizer que:

O Wilsinho e o Emerson foram uns "heróis" em defender a pátria ... honrar a "bandeira brasileira" ... "não tiveram o reconhecimento que mereciam" ...etc

isso é coisa de quem vai "para guerra" ... que não foi o caso da equipe Fittipaldi


Na minha opinião ...eles só queriam realizar o sonho de construir um carro e ter o seu próprio time de F1


Não vamos "misturar" ...pátria amada Brasil com corrida de F1 ! (como fizeram com o Senna!)


INÍCIO

Quando eles resolvem montar o time, tiveram bastante apoio ...

Era o tempo da megalomania do  "Brasil Grande" ... o governo da época gostou da idéia

Aquele carro foi construído dentro da EMBRAER ! tendo toda a liberdade para usar o túnel de vento da empresa


Também não faltou "grana" da Copersucar ...

... a imprensa divulgou e apoiou !

ninguém no Brasil foi contra ou fez piada ...

Os problemas começam quando botaram o "carro na pista" ...

O carro era uma "merda" !

duas ou três corridas depois ... já tinham modificado tudo porque o carro não andava !

Até então, tiveram apoio de todos, tiveram grana ... só que construíram um carro que não era competitivo

Em 1976, eles cometem outro "erro" ... esse o mais grave de todos e que na minha avaliação "ferrou" com a equipe

Contratam o  Emerson (campeão 74 e vice 1975) ... que era o número 1 da época (como Max é hoje)

fizeram isso "sem ter um carro" à altura daquele piloto !

O Emerson era o "melhor piloto do mundo" no seu auge...todas as equipes o queriam. 

O cara nos últimos 4 anos ...tinha sido campeão ou vice-campeão ! ganhava tudo

No seu primeiro ano de Copesurcar termina o campeonato na 17ª posição !!!

Ai não dá para culpar a imprensa ou o povo brasileiro pela "vexame" ...

O Emerson foi o "responsável" pela maior propaganda "negativa" para a equipe !!!!

SE O MELHOR PILOTO DO MUNDO, TERMINA O CAMPEONATO NA 17ª COLOCAÇÃO ... É PORQUE O CARRO É REALMENTE MOTIVO DE PIADA!

 Como é que você vai "justificar" que o carro não é ruim ...

Se fosse o Wilsinho pilotando ...ok, carro não ajudou mas o piloto não é bom o suficiente

mas quando vc tem o campeão do mundo no carro e termina em último ...o problema só pode ser do carro !!!!

Imagina a "satisfação" do Emerson em ter trocado a McLaren (campeã 76) pela Copersucar (11ª)

resultados do Emerson no mundial: 1972/1980 1º, 2º, 1º, 2º, 17º, 12º, 10º, 21º,15º ...

Isso é um "ingrediente" a mais para o fracasso do time ... além do carro ser ruim ...tinha um "piloto insatisfeito" fazendo propaganda negativa do time!!!!!

AGRAVOU O PROBLEMA !

Antes a "preocupação do time" era só com o desempenho do carro ...

com a chegada do Emerson ... a preocupação passou a ser com o "carro" e com "o desempenho do Emerson" !!!!!!!

NÃO É JUSTO VC JOGAR A CULPA NA IMPRENSA !!!!

o Brasil que estava acostumado a ver o Emerson só em 1ª ou 2º ... agora assistia ele chegar em 17º (quando não quebrava!)



VC NÃO ENCONTRA UMA CRÍTICA RUIM SOBRE OS PILOTOS !

A imprensa foi justa e sempre "poupou" os pilotos das críticas ...as criticas eram sempre em cima do carro

O Emerson nunca foi atacado pelos jornais ... nem o Ingo foi !

A gente tinha até "pena" do Ingo e do Emerson ...

Nunca um jornal chamou o Ingo de "segundão" ou "pé de breque", porque sabia que o carro dele era pior do que o do Emerson!



PROCURANDO OS CULPADOS

Na minha opinião ...os únicos culpados são os próprios Fittipaldi !

Administraram mal a equipe ... e tiveram azar dos carros não serem competitivos

a F1 passava por um transformação ... saindo dos anos 60 para o começo dos 70 onde a chegada dos "patrocinadores" nos carros inflaciona os custos ... fim de uma era das equipes de garagem (família) para um F1 mais profissional

Eu li uma vez um comentário do David Luft que trabalhou lá ...

ele disse: o problema foi que "tinha muito cacique para pouco índio" !

Esse pode ter sido um dos problemas ...

O Emerson nunca foi um bom administrador (vide ele como empresário, perdeu dinheiro) ...

Na Fittipaldi ele tinha 3 ou 4 funções ... tudo centralizado nele

tinha que pilotar, cuidar da equipe, melhorar o carro, trabalhar com chefe, correr atrás de patrocínio ....

muitas decisões para tomar ...um cara não aguenta fazer tudo isso !!!!

Os tempos de Bruce McLaren, que foi piloto, chefe, mecânico, empresário tinham acabado !

carga de stress altíssima... mais um motivo para a coisa não dar certo ...

Para agravar o problema, a equipe também tinha pilotos insatisfeitos !

O Emerson de "cabeça inchada" porque sabia que entrou numa "roubada" ... e o Ingo Hoffmann idem !

Um Ingo (desiludido) percebe que o time não ia pra frente ...e que lá ele não ia ter futuro !

a merda só aumenta !

ninguém acredita mais no time ...

1979 correm 1 carro ...Alex nem se classifica no Canadá e USA

O Keke entrou ... e fica naquela "saia justa" porque o outro piloto é o "dono do time" !

sendo que o time não tem condições de manter os 2 carros.

1980 é o último ano do Emerson (garoto propaganda e estrela do time)

81 é aquele desastre ... o Chico e Keke sofrem !

sem resultado... sem patrocínio !

1982 correm 1 carro, terminando em 14º !

Ai não adianta procurar culpado !!!!!!!!