quinta-feira, 13 de novembro de 2025

DESSA VEZ ... FIA ACERTOU, PARABÉNS LUCIANO BURTI !

 

Sou um crítico feroz das regras atuais da FIA ... estou cansado dessas punições nas corridas. Talvez porque sou do tempo onde os pilotos resolviam seus problemas dentro da pista sem interferência da entidade ...

Mas como temos que conviver com elas, eu acho que a regra tem que ser aplicada ...

No domingo a FIA acertou em punir Oscar Piastri pelo acidente. Tem gente que achou a punição severa (10s) ... não achei, afinal ele tirou um carro da prova (Ferrari 16) ... Leclerc não pontuou e ele terminou em 5º !

Além disso, ele é reincidente: em Austin tirou da prova (ou prejudicou a corrida) de vários pilotos ...Norris, Alonso, Hulkenberg, Tsunoda etc e não recebeu nenhuma punição !

Dessa vez a FIA foi justa ... e parabéns aos comissários, entre eles Luciano Burti que ano que vem será comentarista da Globo. Acho ele um bom comentarista, muito melhor que turma da Band ... aliás, como se diz "muito melhor" em alemão!

Ruim a transmissão no domingo, faltou informação, muito blá-blá durante a prova em vez de informar, tratando o telespectador como se fosse uma criança ...  AUTOELOGIOS não faltaram e no final da transmissão a CEREJA do bolo: os caras não acertaram nem o Hino do pódio ... segundo o narrador seriam tocados os HINOS britânico e alemão ! é, ALEMÃO !!!



Vou tentar explicar o incidente pelo meu ponto de vista:

na FOTO ACIMA é possível ver que Piastri e Leclerc frearam além do limite (fumaça dos pneus nos carros #16 e #81) o popular "Deus me livre" ...

Quando você atrasa a freada, chega com mais velocidade que o normal, nesse caso o piloto é obrigado a mudar o ataque da curva ...

No caso do Leclerc, como vinha por fora, ele teve espaço para fazer isso ...além de ter uma ângulo melhor para atacar a curva. Se vc observar a ONBOARD do Leclerc, dá a impressão que ele vai bater no Norris (que freou normal) de tão rápido que ele chega ...



Já o Piastri SEGUNDA FOTO ACIMA chega muito rápido e sem ângulo. Os carros #16 #4 e #12 já estão fazendo a curva, enquanto o carro #81 (com as rodas bloqueadas) está num ângulo de ataque diferente...

veja na FOTO ABAIXO ONBOARD #81 e compare com a trajetória do Norris #4 e #12 antes do contato ... o ângulo de ataque do Piastri é diferente



FOTO ABAIXO o carro #12 faz uma defesa de curva normal (fechar a curva para não deixar um espaço para alguém por dentro) Compare a trajetória do #12 #6 e #4 ... com o #81

O Piastri foi quem assumiu o risco do contato com o carro #12 ...

Ele freou tarde, chegou com muito mais velocidade e sem ângulo para fazer o ataque da curva (sem espaço) a FOTO ABAIXO é de milésimos antes do toque


O Russel #63 ... comete o mesmo erro dos #16 e #81 FOTO ABAIXO ...

Atrasou a freada (fritou pneus).. chegou com muita velocidade (compare a Mercedes com as RB) e sem ângulo ideal de ataque

O carro #63 fez o mesmo que o #81 ...só que como ele estava distante do carro #6, não houve o toque.

Se o Russel estive mais perto do Hajdar ...aconteceria o toque dos dois carros !



O VIDEO ABAIXO mostrar toda dinâmica do incidente ... inclusive repare numa Alpine por dentro (freando atrasada) travando rodas e quase colidindo com o Bearman ...

Por muito pouco não se repetiu o que o Piastri fez com os carros #63 #10 !!!

O culpado pelo incidente foi o carro #81 Piastri, que assumiu o risco ...ele se precipitou !

Tentou ganhar duas posições na freada quando era o 4º (do #16 e #12) por isso chegou muito forte !

Se tivesse calma, poderia ter passado fácil a Ferrari do Leclerc e superar o Antonelli numa estratégia de parada ou em ritmo de prova, pois pilotava o mesmo carro do Norris que dominou todo o final de semana.

Verstappen foi inteligente e terminou em 3º, porque não tentou passar 10 carros na primeira volta !