domingo, 8 de novembro de 2009

24 Horas de Bol D'Or 1978

.

As 24 Horas de Bol D'Or a mais importante prova "endurance" do motociclismo, pode ser definida como as "24 horas de Le Mans sobre duas rodas". Nos anos 70/80 as fábricas investiam pesado nesta prova, o impacto sobre o publico consumidor de motos, era maior do que nas provas do Campeonato Mundial de Velocidade. A tradicional prova foi disputada pela primeira vez em 1922. Na decada de 70 duplas brasileiras participaram da corrida.


Na 42º Bol D'Or nos dias 16 e 17 de setembro 1978, no Circuito francês de Paul Ricard, a dupla brasileira era formada pelo paulista Walter "Tucano" Barchi e o goiano Edmar Ferreira. Eles competiram com uma motocicleta Honda RCB 997 semi-oficial de fabrica, cedida à Equipe Formula G, uma revenda Honda da cidade de São Paulo, em função dos otimos resultados obtidos em 76 (12º lugar com uma Honda 500cc) e 77 (5º lugar com uma Honda 997cc versão 76).


Tucano (E) e Edmar (D) muita tensão antes da largada

A largada foi dada às 15 horas do sabado, os franceses Patrick Pons / Christian Sarron pularam na ponta. Imprimindo um ritmo forte à noite, virando em 2 min 17s enquanto os outros viravam em 2 min 22s. A dupla pilotando uma Yamaha 750cc, colocou 6 voltas de vantagem sobre a dupla Christian Leon / Jean-Claude Chemarin da Equipe Oficial Honda. Leon e Chamarin favoritos à vitória pilotavam uma motocicleta Honda de 1.000cc.


durante a noite muito cansaço nos boxes
.
Na manhã de domingo, a Yamaha 750 de Pons / Sarron, uma moto construida para provas de velocidade, em que o motor trabalha em giro altissimo, não aguentou o ritmo forte, quebrando o virabrequim. Tucano e Edmar enfrentaram problemas na parte nortuna da prova, sua motocicleta, contruida para provas diurna, não tinha alternador. Isto obrigou a equipe a improvisar um sistema de troca de bateria a cada parada para reabastecimento.


Tucano tradicional adepto das provas endurance, onde conseguia usar com vantagens sua capacidade de manter à noite o mesmo ritmo imposto durante o dia, conseguiu um otimo 5º lugar, sendo a primeira equipe particular a cruzar a linha de chegada. Extremamente regular durante toda a prova, Edmar Ferreira demonstrou excelente forma fisica, no final de 24 horas, reclamava apenas de bolhas nas maõs e dor no braço esquerdo, provocado pela má circulação sanguinea provocada pelo macacão apertado.


Pitstop para reabastecimento e troca de pilotos


Christian Leon repetiu o feito de 1977 e conquistou mais uma vitória para a equipe Honda
.
A Honda confirmou seu favoritismo, entre os 10 primeiros, só não conquistou o 4º lugar, que ficou com uma Kawasaki 998 de fabrica da dupla Peyre / Maingret. Com o excelente resultado obtido pelo dupla brasileira naquele ano, a Honda fez um convite para que eles retornassem em 1979.
.
CLASSIFICAÇÃO FINAL
.
1º Leon / Chamarin...HONDA 1000
.
2º Luc / Rigal...HONDA 1000
.
3º Woods / Williams...HONDA 997
.
4º Pere / Mingret...KAWASAKI 998
.
5º Tucano / Edmar...HONDA 997