segunda-feira, 2 de novembro de 2009

PIQUET 1º teste na Formula 1

20 julho 1978 - Circuito de Silverstone na Inglaterra, Nelson Piquet recebe um convite da Equipe Chesterfield , para um teste em um carro de Formula 1. Piquet pilotou o McLaren M23 que era de Brett Lunger piloto oficial da equipe. Todos que presenciaram o teste, ficaram impressionados com a maneira que o piloto brasileiro baixava sucessivamente os tempos de volta, e a precisão das informações que, a cada parada nos boxes, ele transmitia para o acerto do carro. Dave Simms chefe da equipe na epoca ficou espantado com a velocidade e sensibilidade do brasileiro. A marca conseguida por Piquet foi de apenas 1 segundo inferior à obtida por Patrick Tambay, piloto da equipe oficial Mclaren, que treinava no mesmo momento usando o modelo M26 com pneus macios, um carro muito superior ao M23 com pneus duros que Piquet testou.




Piquet apos o teste comentou: "Eu esta nervoso e ansioso antes do teste, como se fosse largar numa corrida de verdade. Comecei devagar, muito atento as minimas reações do carro, e depois passei a usar toda a potencia que ele tem. Uma coisa me impressionou, o carro parece não ter freios, de tão rapido que chega às curvas. Este teste foi combatido por muitos dos meus amigos, que acharam que eu podia me queimar, depois de ter ganho sete corridas na Formula 3. Mas eu não penso assim, se continuar a fazer testes como esse, se puder correr nas provas de F1, ainda este ano, será um aprendizado importante. Não há nenhum compromisso, eles queriam um piloto e me chamaram por causa de meus resultados na Formula 3, não vão me pagar nada para correr, nem eu vou pagar nada a eles"