sábado, 9 de janeiro de 2010

1978 Nosso primeiro Rali tipo FIA

Dedé Gomes/Luís Cagnone

Foi essa a primeira experiência feita pelo Automovel Clube Paulista no sentido de trazer para o Brasil uma prova internacional de Rali. O Rali Pirelli Campos do Jordão, foi o primeiro realizado no Brasil de acordo com os padrões FIA.
Foram 100 quilômetros percorridos em estradas de terra e asfalto, com oito trechos de velocidade livre, contra o relógio. Justamente nesses trechos e que o Rali desse tipo, costuma ser decidido, valendo então a potência, resistência e a perícia do piloto.
Como a prova fazia parte do Campeonato Paulista, houve um limite para a participação de pilotos de outros estados. Dos 42 carros que se inscreveram, apenas vinte chegaram no final.
O vencedor Dedé Gomes, que correu em dupla com Luís Cagnone em um Fiat 147 Grupo 1, contou também com a ajuda da sorte. Dois carros mais potentes que o seu, quebraram - O Passat dos primos Ernesto e Carlos Farina, que liderava o rali teve de abandonar com a ponta de eixo quebrada e o Dodge Polara de Marcos Troncon/José Zacarias quebrou na última etapa não cronometrada.

Resultados
1º Dedé Gomes/Luis Cagnone.....Fiat 147 G1
2º Mario Castanho/Sergio Soares.....Fiat 147 G2
3º Guilherme Pereira/Mauro Mendes.....Fiat 147 G2
4º Gastão Hauskmecht/Alvaro Schutz.....Fiat 147 G2
5º Valter Martins/Rui Osorio....Fiat 147 G2
6º Mario Poppe/Ermindo Gotta...Dodge Polara G2
7º Fernando Oliveira/Sergio Lowenthal...Dodge Polara G1
8º João Ribas/Mario Cesar.....Fiat 147 G1
9º Salvador Fernandes/Rubens Siqueira.....Fiat 147 G2
10º Ricardo Fattinger/Roberto Lazzarini.....Brasilia G2