sábado, 27 de fevereiro de 2010

Looping de Christian

Christian Fittipaldi looping a 300 km/h

No Grand Prix da Italia de 1993, Christian Fittipaldi largou mal, porque foi obrigado a frear bruscamente para fugir das diversas batidas na primeira curva. Parou nos boxes para trocar os pneus e o bico do carro danificado na confusão. Voltou à prova, fez várias ultrapassagens e chamou atenção pelo duelo que travou com Luca Badoer. Depois disso, atacou o colega de equipe Pierluigi Martini, disputando o sétimo lugar.

Foi então que, na última volta, a 200 metros da bandeirada, Christian protagonizou uma das cenas mais incríveis da Formula 1, ao completar um looping espetacular na reta dos boxes. Seu Minardi decolou após tocar a roda dianteira na traseira do carro de Martini, sem culpa alguma no episódio.

Ainda sob o impacto da pirueta de 360 graus, Christian narrou o acidente: "Tudo aconteceu em segundos, mas para mim durou uma eternidade. Fiquei rezando para que as rodas tocassem no solo antes de qualquer outra parte do carro. Estava de olhos bem arregalados e esperando o impacto. Foi um alívio quando meu monoposto aterrissou. Mesmo sem freios, sem direção, sem uma roda traseira, consegui cruzar a bandeirada final. Senti apenas uma dorzinha nos cotovelos, em vista do barulho da batida, até que a aterrissagem foi suave."
Os pais Suzi e Wilsinho assistiram à cena do muro que separa os boxes da pista. Suzi controlou a emoção e admitiu jamais ter visto um vôo como o de Christian. Wilsinho, por sua vez, não conteve as lágrimas: " Em trinta anos de automobilismo, nunca tinha presenciado um acontecimento tão inacreditável. Tudo terminou bem, mas eu não gostaria de ver essa imagem novamente"...