6 agosto 1972__ Três minutos antes de terminarem as Seis Horas Internacionais de Nova Lisboa em Angola, Carlos Santos que correu com um Chevron B-21 em dupla com Roger Heavens, passou a Lola T-290 de Gerard Larrousse/Vic Elford para vencer.
.
Gerard Larrousse e Vic Elford haviam liderado a maior parte da prova e trinta minutos antes do fim, o Lola teve que parar no boxe por vinte minutos por causa de um defeito mecânico, quando estava com nove voltas de vantagem.
.
Pouco antes o Porsche 910 dos brasileiros Norman Casari e Jan Balder também havia parado definitivamente depois de ter corrido quase todo o tempo em quinto lugar. O Porsche 910 de Casari e Balder já havia apresentado problemas antes, foi na primeira parada que Casari confessou não ter condições de disputar o primeiro lugar.
.
Casari e Balder haviam corrido em quinto lugar desde o começo, atrás de Gerard Larrousse, do Lola de Nicha Cabral, do Lola T-280 de Carlos Gaspar e do Porsche 908/2 de Andre Vicky. Desde o começo, a disputa pelo primeiro lugar esteve entre Larrousse/Elford e Nicha Cabral/Claude Swietlick , que logo se distanciaram dos outros.
.
.
Na décima volta, Roger Heavens com o Chevron B-21 passou Casari. Duas horas depois, Balder tomou o lugar de Casari. Havia passado um pouco do meio-dia e apesar do calor, as ruas do percurso continuavam cheias, a maior parte do publico se concentrava na avenida Norton de Matos perto da linha de chegada.
Três horas depois, os Lolas de Larrousse e Nicha Cabral, ambos da Equipe Bonnier continuavam na frente. Para todos era quase certo que decidiriam entre eles o primeiro lugar. Mas pouco depois, o carro de Elford começou a se distanciar. A menos de duas horas do fim, com quatro voltas de vantagem sobre o segundo colocado e já com a marca da melhor volta, parecia difícil que Larrousse/Elford perdessem a prova.
.
Nesse ponto o Porsche 910 de Casari/Balder estava no box, perdendo tempo com reparos. Quando faltava pouco mais de uma hora para o fim da corrida, Casari voltou e conseguiu recuperar parte do tempo perdido. Ele havia parado quando corria em sexto lugar e esforçando-se muito, chegou ao quinto lugar.
.
.
Nicha Cabral também fora obrigado a parar e corria em sexto lugar, quando Larrousse precisou levar o carro que estava falhando ao box. Cabral então lutava com Casari pelo quinto lugar, com esperança de ainda disputar a liderança.
.Pouco depois Casari parou de vez. Quando Larrousse voltou com o carro ainda falhando, continuava na frente, mas a diferença de quatro voltas que ainda mantinha começou a ser eliminada por Carlos Santos, que passou à liderança três minutos antes do fim, chegando na frente.
.
Entre as bandeiras dos países representados pelos pilotos, estava a bandeira da Suécia, em homenagem a Joakim Bonnier, que morreu em 11 junho nas 24 horas de Le Mans.
6 Horas Internacionais de Nova Lisboa
- Carlos Santos/Roger Heavens___Chevron B-21
- Gerard Larrousse/Vic Elford____Lola T-290
- Larama/Valdemar Teixeira___Ford Capri
- Ivon Brandâo/Cardoso Albernaz___Porsche 911S
- Claude Swietlick/Nicha Cabral____Lola
- Andre Vicky/Max Oliver_____Porsche 908/2
- Mabilio Alburquerque/Jose Bandeira__BMW 2002