Uma das coisas pleiteadas por todos os concorrentes de Rali no Brasil era uma prova noturna. Em 1976 finalmente ela aconteceu. Organizada por Roberto Rocha e patrocinada pela Pirelli, foi disputado o Rallye Pirelli dos Bandeirantes, uma prova extra-oficial.
A prova teve um percurso curto de 500 quilômetros, pois tratava-se de uma prova experimental. Somente treze carros foram inscritos, devido a um boicote das equipes oficiais até hoje não esclarecido. Mesmo assim, segundo todos os participantes, esta foi uma das melhores provas já realizadas no Brasil, apesar do boicote e de ser extra-oficial.
O percurso se iniciava em São Paulo, partindo em direção a Votorantim, Piedade, Pilar do Sul, São Miguel Arcanio e Registro, de onde se iniciava a volta pelos mesmos caminhos. Como chovera muito, havia lama em diversos trechos, mas nada de anormal aconteceu.
O primeiro trecho da competição terminou em Registro, onde a liderança estava com a Brasília da dupla Fernando Sampaio/Sarkis Kaloustian. Em Registro as duplas pararam para reabastecer e se alimentar.
A dupla Sampaio/Sarkis viram sua chance ir embora, quando a correia da ventoinha do motor da Brasília escapou. Ao se iniciar o trecho de volta, as duplas encontraram uma forte neblina, o que fez com que todos perdessem até um minuto nas passagens pelos postos de fiscalização. A liderança coube então ao Chevette da Equipe Diasa, com Alfredo Cerbelli e Ronaldo Wickbeld, que só a perdeu no último trecho, quando o motor se recusou a funcionar.
Os carros chegaram ao ponto de partida em São Paulo, na praça Panamericana as 9h30m de domingo, ficando a vitória para o Dodge 1800 da Equipe RIG Sul Grandense de Lorival Cucatti/Celso Cucatti.
- Lorival Cucatti/Celso Cucatti...Dodge Polara 1800
- Walter Martins/Luis de Toledo...Chevette
- Jorge Giorgi/Ricardo Costa...VW TL
- Wanderley Escorvo/Sergio Soares...Dodge Polara
- Geraldo Avanzi/Americo Avanzi...Passat
Novatos
- Rodolfo Behaicel/Wilson Mello...VW TL
- Antonio Sonksen/José Zogaib...VW 1500