Disputada nos dias 27 e 28 de abril 1979 as 24 Horas de Le Mans para motos, contou com a presença de uma equipe brasileira.
.
Os pilotos Walter "Tucano" Barchi e Edmar Ferreira da Equipe Fórmula G conquistaram um excelente terceiro lugar. À frente da Honda RCB 1000 da dupla brasileira, estavam apenas as duas Honda da equipe oficial de fábrica; atrás nada menos que 52 motos pertencentes às principais fábricas e equipes do mundo. Entre elas 12 Honda, 17 Kawasaki, 5 Yamaha, 4 Ducati, 2 Guzzi, 9 Suzuki e 3 National.
.
Os elogios aos pilotos (pela tecnica, combatividade e regularidade) e à equipe (pela organização e eficiência) vieram não apenas dos adversários e organizadores, mas também da imprensa internacional.
O terceiro lugar em Le Mans foi uma vitória, principalmente porque foi conseguido depois de sérios problemas que virtualmente os impediram de treinar.
.
No primeiro dia de treinos, sob chuva e com uma temperatura de apenas três graus, um vazamento no tanque de óleo fez com que só Edmar Ferreira pudesse treinar e por apenas três voltas. No dia seguinte, também sob chuva, um transistor queimado tirou a motocicleta da pista, depois de uma hora e meia em que Tucano e Edmar tinham andado lentamente para amaciar o motor.
.
Durante esse período de amaciamento, Edmar havia feito o 18º tempo entre 83 motocicletas inscritas e seria essa a classificação para a largada, pois na última e decisiva prova de classificação novo problema apareceria.
.
Quebrou o filtro de óleo dentro da carcaça do motor, contou Tucano, e lá se foi o treino.
Se tivéssemos podido andar mais, exigindo a moto que então já estava amaciada, estariamos entre os seis primeiros na largada. Se não tivesse quebrado no treino, porém o filtro danificado fatalmente quebraria durante a corrida, e o azar acabou sendo sorte, no final.
.
Na corrida, Walter "Tucano" Barchi fez uma excelente largada, pulou da 18º posição para o terceiro lugar ao ser dada a bandeirada inicial.
.
.
Até o final da primeira hora de corrida, Tucano manteve o terceiro lugar, passando depois para quarto. Mesmo nas paradas para reabastecimento, a pior posição ocupada durante a prova foi o quinto lugar, e na metade da prova chegaram a estar em segundo. Na 19º hora de corrida, a dupla brasileira assumiu definitivamente a terceira colocação, atrás da dupla Marc Fontan / Guy Bertin e dos vencedores Christian Leon / Jean Claude Chemarin, todos com Honda RCB 1000 cc.
.
Tivemos tantos problemas nos treinos que o acerto final da motocicleta teve de ser feito no estacionamento do hotel, na noite anterior à corrida, lamentou Tucano, que não teve, assim como Edmar, oportunidade de conhecer melhor a pista.
.
.
Na prova, os dois tiveram problemas sérios, Tucano levou uma batida de uma moto desgovernada, que quebrou um dos faróis e a carenagem de sua moto, mas pode prosseguir na corrida. Difícil mesmo foi suportar o estado da pista, molhada durante as 24 horas de prova, e o frio de 3 graus. A pista piorou ainda mais quando uma motocicleta derramou óleo ao longo de todo o circuito, Tucano e Edmar foram dos poucos a não cair.
1979 Le Mans results
- Leon/Chemarin___HONDA FRANCE
- Fontan/Bertin___JAPAUTO HONDA
- Tucano/Edmar Ferreira___HONDA FORMULA G
- Bangard/Mannin___KAWASAKI
- Luc/Leclere___JAPAUTO HONDA
- Gierdon/Auguin___HONDA
Pole Position___Philippe Bouzanne
Melhor Volta___Christian Leon