sexta-feira, 14 de maio de 2010

32º Grande Prêmio de Macau


.
Mauricio Gugelmin foi a Macau na China e venceu o 32º Grande Prêmio de Macau para carros de Formula 3. Tornou-se, assim , o mais jovem piloto (22 anos) a ganhar aquela famosa prova do calendário automobilístico internacional.

.

.
Em busca de um lugar ao sol junto à elite de pilotos da Formula 1, o brasileiro Mauricio Gugelmin, campeão inglês de Formula 3, quase deu a volta ao mundo para mostrar seu potencial dentro de um monoposto. A chance surgiu quando a sua equipe, a Teddy Yip, patrocinada pela Marlboro resolveu inscrevê-lo, juntamente com Mike Thackwell e Emanuelle Pirro, todos com Ralt RT-30/Volkswagen , para a disputa do 32º Grande Prêmio de Macau, em 1985 , quando Macau ainda era uma possessão portuguesa em território chinês.
.
Ayrton Senna já recebera uma quadriculada de primeiro lugar, em 1983 em Macau. E a força da "escola brasileira" de pilotagem voltou a se manifestar, no final de novembro de 1985, com a vitória de Mauricio Gugelmin, que pela primeira vez enfrentou um circuito de rua. Além disso, o Campeão Inglês de Formula 3 não enfrentou "galinhas mortas". Tinha gente de bom curriculo como René Arnoux, Martin Brundle e Jan Lammers, todos com experiência em Formula 1, e ainda nomes do porte dos quatro primeiros colocados da Formula 3000 em 85, Christian Danner, Mike Thackwell, Emanuelle Pirro e John Nielsen.
.
Mauricio Gugelmin vitória em Macau
.
O Circuito de Macau de 6.115 metros, com 22 curvas, apesar de ser um circuito de rua, é bastante seguro. O primeiro dia de treinos teve uma chuva miúda a prejudicar as tomadas. Mas na sexta-feira, o sol voltou e Gugelmin se destacou dos demais, marcando a pole-position com 2m.23.19s contra 2m.24.03s de Pirro, segundo no grid. Na sessão de treinos, muita gente boa foi de encontro aos guard-rails , Rene Arnoux, o mais famoso deles, que aliás teve uma bolsa de 15 mil dolares para tocar o Ralt RT-30/Volkswagen da equipe norte-americana da "Flying Tigers"; os outros que bateram foram Kriss Nissen, Dave Scott, Ross Cheever (irmão mais novo de Eddie) Thomas Danielsson e P.H. Raphael, campeão francês de Formula 3, que além de bater no muro bloqueou a pista. Mauricio Gugelmin, piloto da Marlboro, foi impecável, e sem cometer um único erro mostrou o quanto estava maduro para a Formula 1.
.
René Arnoux com o Ralt RT-30 em Macau
.
A prova foi disputada em duas baterias. Na largada da primeira, um acidente eliminou o inglês Martin Brundle e o japonês Hitashi Matsuda, com vários outros carros danificados, o que retardou o início em mais de meia hora e fez com que os organizadores reduzissem o número de voltas previsto, de 15 para apenas 12.
.
Quanto, enfim, tudo começou de novo, o italiano Emanuelle Pirro pisou mais fundo e assumiu a liderança, atrás dele estavam Lammers, Gugelmin, Thackwell e Roberto Guerreiro, estes dois últimos também com experiência na Formula 1. Na segunda volta Lammers ultrapassa Pirro, que em seguida para nos boxes. Na volta seguinte, Thackwell (que tinha feito um teste na Brabham de F1) executa uma ultrapassagem dupla, sobre Gulgemin e Lammers, assumindo a ponta.
.
Mas, daí para frente, o brasileiro que tocava com certa calma, aguardando uma melhor oportunidade para se desenvolver na prova, passa por todos e comanda as nove voltas restantes, sempre abrindo vantagem sobre os demais.
.

O Reynard 853/VW do inglês Martin Brundle
.
Na segunda bateria, Gugelmin não deu chance a ninguém. Disparou na frente e ponto final. Sofreu, é verdade, alguns ataques, no início, de Lammers, mas soube fechar a porta quando necessário. Na oitava volta, Lammers foi pressionado por Thackwell e errou na curva do Hotel Lisboa, perdendo a segunda posição. Mais tarde até o colombiano Roberto Guerreiro o ultrapassou. Mas aí, Lammers já enfrentava sérios problemas com seu Ralt \RT perdendo rendimento.
.
Na festa do pódio, Gulgemin recebeu o troféu das mãos de Jean Marie Balestre, seu otimismo o fez declarar que "antes do Grande Prêmio de Macau já se sentia com um pé na Formula 1, e agora com esta vitória, alimento ainda mais a esperança de por os dois".
.
Macau Grand Prix 1985


  1. Mauricio Gugelmin/Ralt RT-30

  2. Mike Tackwell/Ralt RT-30

  3. Jan Lammers/Ralt RT-30

  4. Roberto Guerrero/Reynard 853

  5. John Nielsen/Ralt RT-30

  6. Rene Arnoux/Ralt RT-30

  7. Volker Weidler/Ralt RT-30

  8. Andy Wallace/Reynard 853

  9. Russel Spence/Ralt RT-30

  10. Jo Gartner/Ralt RT-30
    .