quinta-feira, 17 de junho de 2010

500 Km de Interlagos

1º Edição dos 500 Quilômetros de Interlagos 1957
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Largada lançada estilo Indianápolis
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Nunca uma competição despertou tanto interesse como os 500 Quilômetros de Interlagos. Organizadores e Pilotos empenharam-se a fundo, durante três meses, para oferecer ao público aficionado um espetáculo de índice técnico elevado, numa fórmula bem brasileira: a Mecânica Nacional.
Dia 1º de setembro de 1957, foi realizada a prova de classificação, com a presença de 14 pilotos. Os pilotos Ciro Caires, Francisco "Chico" Landi e José Gimenes Lopes foram os astros do dia, fazendo os melhores tempos, em carros equipados com motor Corvette de 4.500 cc. A prova dos 500 Quilômetros foi disputada no rápido Anel Extreno do Circuito de Interlagos.
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Seis dias depois, em 7 de setembro foi disputada a primeira edição dos 500 Quilômetros de Interlagos, prova que durante vários anos foi ao lado das Mil Milhas Brasileiras, uma das mais importantes do calendário nacional. Pela primeira vez foi adotada a partida tipo "Indianápolis" com os carros em movimento: um Jeep Willys brasileiro, "carro madrinha", comandando o pelotão de corredores durante o percurso da primeira volta. Em seguida, o carro madrinha deixou a pista para cêrca de 30 pilotos lançarem-se em busca do mais novo troféu do automobilismo nacional.
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A prova foi patrocinada pela Willys Overland do Brasil S.A., Companhia Fabricadora de Peças, e a Metal Leve S.A. Uma frota de Jeeps Willys foi utilizada para serviços de socorro, fiscalização e abastecimento no decorrer da prova.

O instante em que a primeira roda desprendeu-se (traseira esquerda)
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Dada a largada, Ciro Caires, confirmando todos os prognósticos, tomou a dianteira do pelotão, com sua Ferrari-Corvette, seguido por Chico Landi, José Gimenes Lopes, Celso Lara Barberis, Godofredo Vianna Filho e Luiz Valente com o Duchen Especial de 4.500 cc. Ciro Caires manteve-se na liderança da prova até a volta de número 106º, quando uma roda traseira esquerda de sua Ferrari-Corvette, se desprendeu. Ciro que tinha uma vantagem de três voltas sobre o segundo colocado, Celso Lara Barberis, conseguiu levar com muita dificuldade o carro com três rodas até o local de reabastecimento, onde o carro foi reparado pelos mecânicos e ele pode retornar a prova.
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Segundos depois da segunda roda se desprender e matar a Miss Campinas (que assistia a corrida no alto da curva) em seguida o carro de Ciro Caires capotou, jogando o piloto para fora.
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Retornando à corrida, Ciro Caires passou a ocupar a segunda colocação, a duas voltas de Celso Lara Barberis que liderava a prova. Pressionando sua máquina ao máximo, o vice-líder da prova, cumpriu duas voltas em velocidade espantosa, à caça do líder Barberis, impressionando a todos pela velocidade que atingia, mais de 170 Km/h. A caminho da volta 109º, deu-se uma fatalidade.
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Quebrando o eixo traseiro de sua Ferrari-Corvette número #44, a roda traseira (desta vez a direita) se desprendeu e foi lançada em direção a um grupo de expectatores. Matando na hora a jovem Miss Campinas, ferindo seu namorado e mais duas pessoas. Ironicamente, no local do acidente, havia uma tabuleta bem visível, alertando para o perigo do local.
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O carro de Ciro Caires depois de perder a roda traseira direita capotou duas vezes, sendo o piloto lançado a distância. Milagrosamente Ciro consegue escapar com vida desse horrível acidente. Passado o instante de pânico; um morto, três aguardando socorro médico, além do piloto.
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No chão Ciro Caires recebe oxigênio enquanto aguarda a ambulância para a remoção para o hospital.
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Ofuscado por esta nota trágica, a competição prosseguiu, com Celso Lara Barberis/Roggero Peruzzo com Ferrari-Corvette na dianteira, com quinze voltas de vantagem para o segundo colocado a dupla Godofredo Vianna Filho/Eugênio Martins com Studebaker 4.200 cc. Nas voltas subsequentes, alteraram-se as classificações secundárias; Luiz Valente/Rafael Gargiulo com o Duchen ESpecial 4.500 cc passaram para o segundo lugar, enquanto a dupla Godofredo Vianna/Eugênio Martins caía para o terceiro lugar.

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500 Km de Interlagos - 1957 - Resultados

  1. Celso Lara Barberis/Roggero Peruzzo - Ferrari/Corvette 4.500 cc - 154 voltas/3h46m37,2s

  2. Luiz Valente/Rafael Gargiulo - Duchen Especial 4.500 cc - 145 voltas/3h46m50,2s

  3. Godofredo Vianna/Eugênio Martins - Studebaker 4.200 cc - 142 voltas/3h46m59,2s

  4. Eugênio Martins/Planeta - Mitez Especial 3.800 cc - 127 voltas/3h47m46,9s

  5. Rafael Gargiulo/Helio Rossi - Sonnervig Especial 3.800 cc - 121 voltas/3h47m45,1s

  6. Luis Americo Margarido/José Julio Margarido - Margarido Especial 3.500 cc - 115 voltas

  7. Arlindo Aguiar/Antonio Carlos Aguiar - Planalto Especial 3.500 cc - 115 voltas

  8. Ciro Caires - Ferrari/Corvette 4.500 cc - 108 voltas (acidente)

  9. Valdemar Santilli/Nelson Santilli - Eclipse Especial 4.500 cc - 105 voltas

  10. Tomas de Aquino/Aguinaldo de Góis - C.M.E Especial 3.800 cc - 105 voltas

Dez pilotos não completaram a prova por falhas mecânicas e cinco não atingiram o mínimo de voltas (103 voltas) necessário à classificação.
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