terça-feira, 13 de julho de 2010

Campeonato Brasileiro Kart 1983

Eduar Merhy Neto (63) Equipe Kenp's

.
Disputado todos os anos em uma só data, o Campeonato Brasileiro de Kart decidiu nos dias 23 e 24 julho de 1983, na cidade de Ribeirão Preto interior de São Paulo, os campeões das cinco principais categorias da modalidade: Novatos, 4º Menor, 100 "A" Internacional, "A" e "B" 125 Nacional. Nomes como Renato Russo e Túlio Meneghini, pilotos que já tinham disputado o Campeonato Mundial de Kart, estavam presentes na categoria "A" 100 Internacional, tentando a qualificação e a passagem que o campeão tem direito para disputar o Mundial no ano seguinte.
.
Nesta 18º edição do certame, além de um grande número de participantes, os torcedores viram um programa que contou também com a presença de duas moças, uma delas Maria Cristina Rosito, campeã da categoria novatos do ano anterior e que neste ano disputou a 125 "B", e a outra, Sueli Centarola, que participou da categoria novatos.
.

Rubens Barrichello (11) campeão da 4º Menor

.
No sábado à tarde, as duas baterias definiram os novatos e o vencedor foi o gaúcho Serge Buchrieser da Equipe Metalmoro. Sueli Centarola, entre os 20 inscritos, ficou em quarto lugar com apenas 11 pontos perdidos. Na categoria 100 "A" Internacional, disputada em três baterias, o grande azar foi de Túlio Meneghini. Com uma excelente performance, ele venceu as duas primeiras baterias, mas na decisiva abandonou na segunda volta com problemas no Kart. Ainda assim, ficou em segundo lugar na geral, perdendo o título para o carioca Eduar Merhy Neto da Equipe Kenp's, que fez três terceiros lugares.
.
Apesar de não terminar a primeira bateria, Renato Russo foi o terceiro na segunda, venceu a última e acabou em terceiro no Campeonato Brasileiro. Três categorias foram definidas no domingo, entre elas uma que sempre merece atenção, a 4º Menor, onde os participantes tem idade média de 12 a 13 anos. A disputa, quase sempre restrita à Christian Fittipaldi e Rubens Barrichello no Campeonato Paulista, teve lances emocionantes.
.
Depois de vencer as duas baterias iniciais, Christian Fittipaldi largou duas voltas atrasado na final, devido à uma quebra do pistão no momento do alinhamento para a largada. Tentando não perder muitos pontos, voltou à pista andando muito forte e acabou rodando, eliminando qualquer tipo de chance. Rubens Barrichello, com um terceiro, um segundo e a vitória na bateria final, ganhou o campeonato.
.

Paulo Carcasci (5) campeão na 125 "A"
.
Na 125 "B" , categoria que reuniu o maior número de inscritos, a regularidade garantiu a vitória de Augusto Cezar Azevedo. com dois primeiros e um segundo lugares, Augusto Cezar perdeu somente dois pontos. O grande destaque da modalidade foi Maria Cristina Rosito, do Rio Grande do Sul, que se tornou vice-campeã graças a um quinto, um segundo e um primeiro lugares. E com um desempenho capaz de deixar os marmanjos meio constrangidos.
.
Para finalizar, a 125 "A" provou a superioridade de Paulo Eduardo Carcasci da Equipe Grandiente. Foi a única categoria que teve o mesmo vencedor nas três baterias. Mas Paulo Carcasci quase não correu: todo o seu equipamento, inclusive o Kart, foi roubado no sábado à noite. Em segundo lugar ficou Renato Russo da Equipe Banco Econômico, que a exemplo de outros participantes, correu em mais de uma categoria. Túlio Meneghini da Elexform terminou em terceiro e Jefferson Elias em quarto.
.
Categoria 125 "A"
  1. Paulo Carcasci
  2. Renato Russo
  3. Túlio Meneghini
  4. Jefferson Elias
  5. Marcus Vinicius Azevedo

Categoria 125 "B"

  1. Augusto Cezar Azevedo
  2. Maria Cristina Rosito
  3. Fabricio Dantas Parcio
  4. Henri Chofard
  5. Celio Candido Neaime

Categoria 4º Menor

  1. Rubens Barrichello
  2. Bruno Aguiar
  3. Pierre Chofard
  4. Alexandre Sizoto
  5. Christian Fittipaldi

Categoria 100 "A"

  1. Eduar Merhy Neto
  2. Tulio Meneghini
  3. Renato Russo
  4. Luiz Fabio Ferber
  5. Amir Naser

Categoria Novatos

  1. Serge Buchrieser
  2. João Batista Brum
  3. Paulo Quinan
  4. Sueli Centarola
  5. Elio Seikel

.