quinta-feira, 15 de julho de 2010

Opala Limusine

Chevrolet Comodoro "stretched"
.
No começo dos anos 80, recordando o passado, a concessionária GM Pereira Barreto fez reviver o que a Willys Overland lançava em 1967: o Itamaraty Limusine. Só que em um veículo bem mais moderno e confortável. O carro um Opala, que embora tenha sofrido várias modificações para tentar atualizá-lo, ainda mantinha suas linhas antiquadas de 1968. O acabamento era idêntico aos de produção, variando apenas o material de estofamento, que opcionalmente podia ser em couro. Quando a luxo, requinte, sofisticação e até mesmo um certo toque "snob", deixava a desejar.
.
A Pereira Barreto mantinha um contrato com a empresa Sulam, que providenciava as alteracões de alongamento no Chevrolet de quatro portas, com exclusividade para os clientes da tradicional concessionária GM. O carro um Comodoro com motor de seis cilindros, tramissão automática, tinha sua carroceria alongada em 21 centímetros de chapa de aço. O carro passava a ter quatro colunas de cada lado. Externamente, nada foi alterado, mantendo a aparência do Opala original e era um pouco difícil notar que era um carro mais comprido. Coerentemente, ele não chamava atenção.
.
Interior do Comodoro Executivo
.
Inicialmente era feita a desmontagem de toda a tapeçaria interna e dos vidros laterais. A seguir o carro era fixado a gabaritos próprios e tinha seu teto cortado pouco atrás das colunas A e logo adiante das colunas C, além de separado do topo das colunas B, como o Opala era do tipo monobloco, as estruturas laterais e inferiores eram reforçadas para evitar a possibilidade de torções sob condições severas de uso. O carro todo era então cortado logo atrás das colunas B, que eram mantindas em seus lugares originais e fixas à parte dianteira do veículo. a parte traseira recebia uma nova dupla de colunas B, que completavam o reforço estrutural necessário e serviam de esquadria às janelinhas laterais. As laterais externas, que davam continuidade às linhas de caráter dos carros alongados eram de chapas de aço e indicavam a medida da alteração de 21 cm. A parte traseira era reacoplada nos gabaritos. O piso era completado com uma "fatia" de aço. O teto alongado recebia uma emenda de aço.
.
Na parte mecânica, havia a necessidade de uma árvore cardã mais longa, já que o motor é dianteiro e a tração traseira. Esse cardã maior trouxe um certo problema de balanceamento. Não foram feitas modificações da geometria da suspensão dianteira, pois a própria montadora dos veículos originais foram de opinião de que a alteração no comprimento não era de molde a poder causar problemas. O peso do carro sofreu um acrécimo de 130 quilos. O espaço interno depois do alongamento chegava a parecer demasiado: era de 46 cm de vão para as pernas e 92 cm de encosto a encosto. Também era instalado um duto do ar condicionado para o banco de trás. As mudanças feitas para transformar o Opala Comodoro em uma limusine demoravam cerca de 25 dias.
.