quarta-feira, 1 de setembro de 2010

European Formula 2 Championship

1980 Estréia de Chico Serra na F2
.
Chico Serra estréia com March 802 BMW
.
Estreando na Fórmula 2 dia 7 de abril de 1980, em Thruxton, Inglaterra, o piloto brasileiro Francisco "Chico" Serra obteve o quarto lugar na abertura do European Formula 2 Championship. Ao volante de um March 802 BMW da Equipe Project Four, ele conservou na corrida a mesma posição conquistada nos treinos. Apesar de não satisfeito com esse resultado, até que o considerou razoável em função dos problemas que teve que resolver semanas antes e que o impediram de se dedicar melhor à prova.
.
Em primeiro lugar, teve que recusar o convite de Emerson Fittipaldi para correr na Fórmula Aurora. A seguir, Chico começou a travar a batalha pelo patrocínio, o acerto final com o Banco Itaú foi feito apenas uma semana antes da estréia. Além do Itaú , Chico Serra tinha o patrocínio da Sadia que estava com ele a 6 anos. Chico queria usar a Fórmula 2 como trampolim para a Fórmula 1. Ron Dennis que comandava a equipe estava projetando juntamente com John Barnard, da Chaparral, um carro de Fórmula 1 para a proxima temporada. Chico estava otimista: "A vitória de Piquet foi excelente porque deu uma sacudida no panorama do automobilismo brasileiro, que andava meio apagado. Mostrou que um piloto novo pode perfeitamente ganhar campeonato".
.

Serra largou mal e caiu para sexto
.
Como seu principal problema (o do patrocínio) resolvido, Chico Serra partiu para a estréia na Formula 2, que não seria sem emoções. No primeiro treino oficial, na manhã do dia 5, depois de ter dado apenas duas voltas, a suspensão dianteira de seu March quebrou a mais de 230 Km/h. Por sorte foi numa curva de Thruxton que não tem guard-rail, Chico pôde sair pela grama afora, até que seu carro parasse sem bater em nada.
.
Nessa sessão ele ficou com o quinto tempo. refeito do susto e depois de muitas voltas para acertar de novo a suspensão, marcou o melhor tempo do segundo treino. Com isso, Chico Serra largou na segunda fila, ao lado do veterano Brian Henton e tendo à frente dois de seus maiores adversários na Fórmula 3 de 1979 : O inglês Dereck Warwick na pole-position e Andrea De Cesaris, que agora na Fórmula 2 é seu colega de equipe. Mas Serra largou mal, caindo para o sexto lugar: "Nunca tinha largado com um Fórmula 2 e, no treino, achei que tinha dado rotação demais ao motor. Tentei diminuir e acabei saindo devagar. Da próxima vez isso não vai acontecer".
.

Chico Serra com a esposa em Thruxton
.
Andrea de Cesaris tomou a frente, seguido dos ingleses Warwick e Henton, do australiano Thackwell, do irlandês Devaney e de Serra. Logo na segunda volta, um acidente tirou da prova os carros do argentino Miguel Angel Guerra, do alemão Markus Hottinger e do veterano Arturo Merzario. Na terceira volta Serra passava por Devaney, depois por Thackwell, assumindo a quarta posição, que manteria até o final. Na sexta volta, entretanto, o alemão Manfred Winklehock colou na traseira de Chico e com ele travou um duelo até a 15º volta. Ao tentar a ultrapassagem, bateu na roda traseira do carro do brasileiro, tendo que abandonar.
.
Derek Warwick que havia ultrapassado o italiano Andrea de Cesaris na sétima volta liderou a prova até a 20º volta, quando seu carro começou a cair de rendimento até ser suplantado pelo de seu companheiro de equipe Brian Henton. A partir daí não haveria mais mudanças importantes, notando-se apenas uma queda de rendimento no carro de Chico Serra, que seria assim explicada: "A segunda marcha já estava muito difícil de entrar quando o Winklehock bateu na minha traseira. Na 20º volta, fiquei sem a marcha".
.

O vencedor Brian Henton com um Toleman/Hart
.
No boxe, porém, o alemão era quem acusava Serra de haver "cortado" seu carro, deixando-o sem nariz e parte do aerofólio, apesar dos comentários em contrário feitos pelo locutor do circuito. Manfred Winklehock foi mais longe e ameaçou jogar Chico Serra fora da pista, na primeira oportunidade. Não satisfeito com a ameaça, esperou a chegada do piloto brasileiro e, de dedo em riste, o interpelou agressivamente. De capacete ainda, Chico saltou agilmente do carro de "punhos cerrados" e os dois pilotos tiveram que ser contidos pelos mecânicos e a turma do deixa disso. Mais tarde Chico explicaria aos jornalistas alemães que era impossível ter batido no carro de Winklehock, já que tinha feito a tomada de curva à frente do carro dele. Assim terminava a estréia de Chico Serra na Formula 2, que a despeito das dificuldades suscitou comentários favoráveis.

.
European Formula 2 Championship

April 7, 1980 Thruxton / results
  1. Brian Henton / Toleman-Hart TG 280

  2. Derek Warwick / Toleman-Hart TG 280

  3. Andrea de Cesaris / March 802 BMW

  4. Chico Serra / March 802 BMW

  5. Oscar Pedesoli / March 792 BMW

  6. Huub Rottengatter / Toleman-Hart TG 280

  7. Teo Fabi / March 802 BMW

  8. Hans-Georg Burger / Tiga F280 BMW

  9. Bernard Devaney / March 802 BMW

  10. Warren Booth / Chevron-Hart B48