sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Formula-Ford

.

Inauguração do Autódromo de Guaporé
.

.
17 Outubro 1976 : Se a vitória na quinta e penúltima etapa do Campeonato Brasileiro de Formula-Ford não foi suficiente para colocar Amadeu Campos em boas condições de ganhar o título, pelo menos seu nome ficará registrado como o do primeiro piloto a vencer no Autódromo de Guaporé.
.
Situado na pequena cidade de Guaporé, interior do Estado, e inaugurado no dia 17 de outubro, a construção da obra dividiu os 40 mil habitantes da cidade. De um lado ficaram os partidários do prefeito Nélson Barro, que consideram o autódromo um incentivo ao turismo. Do outro, os que alegam que os 10 milhões de cruzeiros gastos na obra serviriam para asfaltar todas as estradas que ligam Guaporé aos municípios vizinhos.
.
O novo autódromo, bonito e seguro, supera o de Tarumã, perto de Porto Alegre. Com 3.080 metros de extensão, tem 780 metros de reta e dez curvas. A pista de 12 metros de largura aumenta para 17 metros nas curvas. Tem 35 boxes, capacidade para 90 mil pessoas, restaurante e área para camping.
.

Amadeu Campos o primeiro a vencer
.

Trinta carros se inscreveram para a corrida, e como a pista comporta apenas 25, os pilotos foram divididos em duas baterias, que classificariam os doze primeiros da primeira série e os treze primeiros da segunda para uma bateria final de 15 voltas. Os que obtiveram posições ímpares na tomada de tempo alinharam na primeira bateria e os de classificação par na segunda.
.
A primeira bateria foi vencida por José Pedro Chateaubriand, que soube conduzir melhor o seu carro sob a forte chuva. Chateaubriand preferiu frear mais forte na entrada da curva, para sair mais rápido. Amadeu Ferri criticou essa forma de guiar, dizendo que ela impedia os que vinham atrás de frear no limite da curva.
.
Na segunda volta, dois fortes concorrentes ficaram fora da disputa: Henrique Damo, um piloto de Guaporé, e Camilo Cristófaro Jr. Damo liderava, mas rodou na saída da curva do Radiador, ficando atravessado na pista. Camilo Cristófaro e Chateaubriand, que corriam juntos, passaram pelos lados. Mas o carro de Damo se movimentou em direção de Camilo, que não pôde evitar a batida e fraturou a perna esquerda.
.
A rodada de Francisco Feoli
.
.
Na segunda bateria, a vitória foi de Sebastiano Molina Neto. Ele assumiu a ponta na oitava volta, quando Rommel Preto, que liderou no início, teve problemas mecânicos e parou nos boxes. Nas últimas voltas, Francisco Feoli, que rodou duas vezes durante a corrida, ultrapassou Alberto Nunziata, em segundo lugar, e quase ameaçou a vitória de Sebastiano Molina Neto.
.
Na bateria final, Francisco Feoli largou melhor, mas foi ultrapassado por José Pedro Chateaubriand antes da primeira curva. Ainda chovia, por isso Chateaubriand regulou seu carro para a pista molhada, colocando até aerofólio traseiro, para aumentar a aderência.
.
Chateaubriand permaneceu na liderança da corrida até a 11ª volta, quando foi ultrapassado por Amadeu Machado Campos. Amadeu havia largado em sétimo, para não forçar a embreagem como na primeira bateria, quando patinou até engatar a terceira marcha.
.
José Pedro Chateaubriand
.

O azar de Chateaubriand foi ter parado de chover. A vantagem que tinha na chuva foi anulada pela pista seca e, se não fosse sua boa distância dos outros concorrentes, teria perdido também o segundo lugar. Amadeu Ferri, o grande favorito, na bateria final, prometeu "passar por cima" do carro de José Pedro Chateaubriand. Mas teve problemas de rateação no motor do seu Bino antes que pudesse cumprir a "promessa" e acabou terminando em sexto lugar. Aluísio Andrade Filho na primeira bateria quebrou a viseira do capacete e teve dificuldades para pilotar. Na final, disputava o quarto lugar com Ferri quando este o jogou fora da pista.
.
Valter Soldan bateu nas provas de classificação e, mesmo com o carro consertado às pressas, conseguiu o quarto lugar na bateria eliminatória. Na final não tinha condições de disputar as primeiras colocações, se manteve no terceiro lugar nas primeiras voltas, e quando os problemas de motor aumentaram, perdeu posições e acabou chegando em oitavo lugar.
.
Amadeu Machado Campos fez uma corrida perfeita, além de conquistar a vitória, recebeu o prêmio Imprensa pela sua combatividade.
.
Rommel Preto e Aluísio Andrade Filho
.
O Bino de Fábio Bertolucci
.

Resultado Final Formula-Ford :


  1. Amadeu Campos / Bino

  2. José Pedro Chateaubriand / Avallone

  3. Rommel Preto / Bino

  4. Francisco Feoli / Bino

  5. Fabio Bertolucci / Bino

  6. Amadeo Ferri / Bino

  7. Sebastiano Molina / Bino

  8. Valter Soldan / Bino

  9. Alencar Jr / Heve

  10. Cairo Fontes / Heve

  11. Claudio Muller / Bino

  12. Alexandre Negrão / Bino

  13. Eduardo Cardoso / Heve

  14. Edson Graczyk / Bino

  15. Aldo Piedade / Bino