A aventura de um gaúcho que foi tentar a sorte na Formula Ford inglesa dos anos 70s
Sivo Castelli Greven, um gaúcho de 22 anos, embarcou para a Inglaterra depois que Claudio Mueller, seu professor no curso de pilotagem, comunicou não ter conseguido patrocínio para uma temporada no Exterior. Como já tinha a passagem em mãos, Sivo abandonou o emprego na empresa de publicidade do pai e embarcou para a Inglaterra, mesmo dominando muito pouco o idioma inglês. A meta era a Fórmula Ford inglesa.
.
Sem dinheiro, Greven conseguiu um emprego na fazenda do dono da Equipe Scorpion Racing e como pagamento poderia correr nos fins de semana. Na primeira corrida, em Snetterton, conheceu o Mario Ferraris, outro brasileiro que tentava a sorte na ilha, que lhe ensinou os segredos da pista, mas não conseguiu se classificar para a bateria final. Duas semanas depois, no mesmo circuito, conseguiu se classificar para a final, largando na última fila, mas ganhou nove posições durante a prova.
.
A terceira prova foi em Silverstone, onde já havia treinado, e conseguiu o sexto lugar na eliminatória. Na final, estava na liderança na quinta volta quando rodou. Voltou em oitavo e terminou a prova na sexta colocação, conseguindo igualar a volta mais rápida.
.
A quarta corrida foi novamente em Silverstone, mas uma válvula deu problema no treino e ele teve de correr assim mesmo, desperdiçando a posição atrás do pole que tinha conseguido para a largada. O resultado foi um melancólico oitavo lugar.
.
Na quinta prova, em Snetterton, foi envolvido em um sério acidente na primeira volta, continuou sem freios até a bateria ser suspensa. Depois de recomeçada a prova, o motor já não era o mesmo, o acelerador travou e a viseira do capacete se soltou. Mesmo assim, classificou-se para a final, mas desistiu, pois o carro estava todo "empenado".
.
A última prova foi no Circuito de Oulton Park. Conseguiu o quarto lugar no treino e na corrida deu uma bela "estampada" no guard-rail. Levou um toque do adversário que tentava tirá-lo do quarto lugar. Foi o saldo desta prova de despedida ...
.*